Grupos de pesquisa de polí­tica educacional na região Norte: espaços mobilizadores de formação de pesquisadores

Autores/as

  • Cleide Carvalho de Matos Universidade Federal do Pará
  • Manuelle Espindola dos Reis Universidade Federal do Pará

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos grupos de pesquisa sobre polí­tica educacional cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq localizados na região Norte do Brasil para a formação de pesquisadores. O problema que motivou o estudo está enunciado na seguinte pergunta: qual a contribuição dos grupos de pesquisa sobre polí­tica educacional cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq localizados na região Norte do Brasil para a formação de pesquisadores? Pierre Bourdieu constitui aporte teórico-metodológico para compreendermos os processos de formação e organização do campo da polí­tica educacional e sua contribuição para a formação de pesquisadores. A institucionalização de grupos de pesquisas tornou-se imprescindí­vel para o fortalecimento de diversas áreas [texto removido] da produção do conhecimento [texto removido], por conseguinte, o campo da polí­tica educacional [texto removido] se manifesta como espaço mobilizador de formação de pesquisadores na região Norte do Brasil.

Biografía del autor/a

Cleide Carvalho de Matos, Universidade Federal do Pará

Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGED/UFPA (2016), Mestre em Educação, PPGED/UFPA (2010), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela UFPA (2004) e Graduação em Pedagogia pela UFPA. É Professora Adjunto 2 da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, didática, currí­culo e educação do campo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currí­culo, NEPEC.

Manuelle Espindola dos Reis, Universidade Federal do Pará

Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA/NAEA) (2016), Licenciada Plena em Pedagogia e letras pela Universidade Federal do Pará (2008). Têm experiências nas áreas de currí­culo, educação ambiental, educação do campo, saberes culturais e relações identitárias. Trabalhou nas escolas rurais multisseriadas, desenvolvendo acompanhamento pedagógico, promovendo formação continuada (Breves). Desenvolveu atividades com ví­nculo empregatí­cio no processo de discussão com as comunidades para iniciar a estrutura fí­sica e metodológica da "Casa familiar Rural" (Breves). Trabalhou como professora no Plano Nacional de Formação - PARFOR pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora Técnica Pedagógica Educacional na Secretaria Municipal de Educação do Municí­pio de Breves/PA e professora substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Publicado

2019-09-23

Cómo citar

Matos, C. C. de, & Reis, M. E. dos. (2019). Grupos de pesquisa de polí­tica educacional na região Norte: espaços mobilizadores de formação de pesquisadores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 111–130. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6932

Número

Sección

Temática dezembro