Articulação entre ensino, pesquisa e extensão na atuação do professor da Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210109Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão expressa por professores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES). O corpus foi constituído pelas respostas de 106 professores de IES a um questionário semiestruturado sobre caracterização dos participantes (formação, tempo de serviço, tipo de instituição, sexo e idade); conhecimento de documentos institucionais e atuações de ensino, pesquisa e extensão. Utilizou-se a análise textual discursiva (ATD) para analisar as respostas dos professores. Pela ATD, as respostas foram desconstruídas em unidades, reconstruídas em categorias e interpretadas em metatextos. Emergiram três categorias: preponderância da atividade de ensino; relações entre ensino, pesquisa e extensão na atuação do professor e fragilidades das ações de ensino, pesquisa e extensão na prática docente. Identificaram-se compreensões parciais sobre a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão na atuação profissional do professor da Educação Superior, independentemente de suas atribuições contratuais específicas. Palavras-chaves: Desenvolvimento profissional. Formação docente. Políticas educacionais.Descargas
Publicado
2021-04-09
Cómo citar
Bervian, P. V., Pansera-de-Araújo, M. C., & Nehring, C. M. (2021). Articulação entre ensino, pesquisa e extensão na atuação do professor da Educação Superior. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 107–124. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210109
Número
Sección
Artigos