As representações sociais dos alunos da EJA acerca da presença da tecnologia em seu cotidiano

Autores/as

  • Daniele da Silva Maia Gouveia Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210128

Resumen

A presença cada vez mais incisiva das tecnologias nos diversos setores da sociedade é algo que não tem como ser negado, principalmente devido às diferentes modificações que têm gerado nas relações entre os indiví­duos. É, então, papel da escola despertar nos alunos uma consciência crí­tica com relação às tecnologias e seus impactos na sociedade, em especial do Ensino de Ciências, devido aos conteúdos afins. Para que seja possí­vel dar conta dessa função, torna-se necessário compreender quais representações sociais os alunos possuem em torno da presença das tecnologias na contemporaneidade, no caso deste estudo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fim de conhecer tais representações, foi aplicado um questionário e analisando as respostas dos alunos acerca dos benefí­cios e prejuí­zos da presença da tecnologia na sociedade foi possí­vel verificar que a representação social de tecnologia dos alunos da EJA é positivada e desfalcada de um olhar crí­tico. Palavras-chave: Tecnologias. Educação de Jovens e Adultos. Representações sociais.

Biografía del autor/a

Daniele da Silva Maia Gouveia, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ. Professora da rede estadual e municipal do Rio de Janeiro

Alcina Maria Testa Braz da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ

Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência, Tecnologia e Educação/PPCTE do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

Publicado

2021-10-16

Cómo citar

Maia Gouveia, D. da S., & Testa Braz da Silva, A. M. (2021). As representações sociais dos alunos da EJA acerca da presença da tecnologia em seu cotidiano. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 161–180. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210128

Número

Sección

Artigos