Círculo restaurativo e o pensamento freiriano: aproximações entre a educação e a justiça restaurativa
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210040Resumen
No contexto educacional observamos uma realidade cada vez mais plural, complexa e diversificada, e que muitas vezes desencadeia conflitos, discriminações e violências. Esse artigo se insere nesse contexto com o objetivo de apresentar o círculo restaurativo como uma possibilidade formativa no ambiente escolar, além de fazer a aproximação entre o pensamento educacional freiriano e o paradigma restaurativo de justiça. Para isso, as obras de Paulo Freire (1967, 1986, 1996, 2000 e 2016) foram analisadas de modo a investigar as contribuições do autor para o processo restaurativo. Já a temática da justiça restaurativa e educação foi apreciada por Santana (2011) e Marques (2015). Como resultado desse trabalho, podemos apontar que as ideias de Paulo Freire transcendem a própria área educacional, que parece ser a mesma proposta da justiça restaurativa, de tentar humanizar o direito. Evidencia-se a ideia de que para se conquistar êxito nos círculos restaurativos é necessário saber respeitar a autonomia das vontades dos indivíduos, valorizando o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo e a sua identidade, de modo a incentivar a tomada consciente de decisões construída a partir do diálogo. Palavras-chave: Círculo Restaurativo. Paulo Freire. Educação.Descargas
Publicado
2020-10-27
Cómo citar
Lima, D. D., & Baia Silva, C. H. (2020). Círculo restaurativo e o pensamento freiriano: aproximações entre a educação e a justiça restaurativa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 246–275. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210040
Número
Sección
Artigos