Contribuições e implicações do estudo dos saberes docentes na formação policial militar: uma análise do corpo docente do curso superior de tecnologia em atividades de polícia ostensiva de 2014
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210111Resumen
O artigo explora os domínios que constituem os saberes docentes na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais. A formação e a atuação de policiais militares têm suscitado pesquisas no sentido de compreender aspectos que interferem no ensino profissional de segurança pública. Sendo o professor um dos principais atores do ambiente escolar, buscou-se compreender como os professores lidam com seus saberes no exercício da atividade docente. A coleta de dados se deu junto a uma amostra de 220 professores. Observou-se que a docência na instituição castrense possui particularidades próprias, cujo cotidiano e práticas docentes formam um arcabouço teórico e prático que estruturam o saber docente local, nos termos de Perrenoud e Tardif. Conclui-se que as experiências e conhecimentos são compartilhados formando uma rede que envolve professores, alunos e a administração da escola, por longos períodos, em razão da estética policial militar. Palavras-chave: Educação. Polícia Militar. Saber docente. Professor.Descargas
Publicado
2021-03-17
Cómo citar
Hamada, H. H., & Luiz, R. de S. (2021). Contribuições e implicações do estudo dos saberes docentes na formação policial militar: uma análise do corpo docente do curso superior de tecnologia em atividades de polícia ostensiva de 2014. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 144–166. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210111
Número
Sección
Artigos