A filosofia esta carrancuda senhora
Resumen
Tratamos neste artigo da relação entre o riso e a filosofia e o seu alcance para o campo da Filosofia da Educação, aqui entendida enquanto um esforço de filosofar sobre e na educação que não se esgota em certezas prévias, mas que desconfia dos dogmatismos e da possibilidade de se ter a última palavra sobre a realidade. Buscamos fazer o exercício de pensar o riso como dispositivo da prática filosofante, que nos faz rir de nós mesmos e de nossas pretensões e desejo de verdade. O nosso intuito não é tratar do riso de forma exaustiva, mas sugerir, a partir de alguns autores como Rabelais, Montaigne e uma breve passagem de um texto de Foucault, o quanto o riso, a ironia e a paródia denunciam o nonsense da pretensão de verdade. No final buscamos aproximar essas discussões do campo da Filosofia da Educação.Descargas
Publicado
2019-05-11
Cómo citar
Silva, D. J. da. (2019). A filosofia esta carrancuda senhora. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(9), 215–231. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6604
Número
Sección
Conferências e Palestras