O Programa Mais Educação: uma política educacional indutora de tempo integral e de qualidade da educação no Brasil?
Resumen
A presente investigação teve como objetivo geral investigar como uma política educacional - o Programa Mais Educação - indutora de educação em tempo integral pode ou não buscar uma maior ampliação da jornada escolar e da igualdade de oportunidades na perspectiva de uma educação de qualidade. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo com levantamento bibliográfico e documental e realização de entrevista com 25 gestores escolares em seis escolas públicas cariocas. A análise dos indicadores educacionais permitiu desenharmos três grupos de escolas que apresentam: alto desempenho; baixo desempenho; e, maior diferença de desempenho entre os anos 2011 e 2013. Os achados da pesquisa apontam que o comprometimento, o compromisso de toda a equipe gestora, professores e funcionários da escola fazem com que a escola obtenha sucesso nas avaliações externas e consiga alcançar altos índices nos indicadores educacionais. Palavras-chave: Política Educacional. Programa Mais Educação. Educação em Tempo Integral. Qualidade.Descargas
Publicado
2020-09-04
Cómo citar
Bernado, E. da S., & Ferreira, A. G. (2020). O Programa Mais Educação: uma política educacional indutora de tempo integral e de qualidade da educação no Brasil?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 266–302. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6480
Número
Sección
Artigos