A reflexão crítica na formação e prática pedagógica em Educação Física: um olhar a partir da concepção do professor reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210026Resumen
Este trabalho analisa a reflexão crítica como elemento necessário a formação e prática pedagógica na Educação Física, destacando suas características e sua importância no contexto da área. Trata-se de um estudo teórico, com abordagem qualitativa, que discute referenciais da área da Educação estabelecendo relações com a Educação Física. A concepção do professor reflexivo tem assumido importância nos discursos sobre formação e prática pedagógica de professores, inaugurando uma epistemologia da prática profissional capaz de contribuir para a superação da racionalidade técnica. Essa concepção é alvo de críticas por pesquisadores que a acusam de dar suporte à implementação de políticas educacionais neoliberais, promover o individualismo docente, desconsiderar os aspectos sociais do ensino, as condições de reflexão dos professores, entre outros. Acreditamos que a concepção do professor reflexivo revestida de um caráter crítico poderá contribuir para a consolidação de uma práxis social transformadora na formação e prática do professor de Educação Física. Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Reflexividade.Descargas
Publicado
2020-10-27
Cómo citar
Pinto, C. A. S., Abreu, S. M. B. de, Monte, T. da C. L. do, & Nóbrega-Therrien, S. M. (2020). A reflexão crítica na formação e prática pedagógica em Educação Física: um olhar a partir da concepção do professor reflexivo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 590–608. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210026
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