Resgatando a racionalidade na pesquisa educacional

Autores/as

  • Ralph Ings Bannell PUC-Rio

Resumen

Este trabalho pretende discutir uma questão filosófica central às ciências humanas e, portanto da pesquisa em educação, a saber: É possí­vel resgatar uma noção de interpretação racional diante da desconfiança atual, de alguns vertentes de pensamento contemporâneo, na tradição epistemológica ocidental e seu modelo de racionalidade? Dou uma resposta afirmativa a essa pergunta, enquanto rejeitando concepções metafí­sicas da verdade e da racionalidade, argumentando que esses conceitos são essenciais ao trabalho de pesquisa cientí­fica. Defendo a possibilidade de conhecimento válido, mas falí­vel, nas ciências humanas, e uma concepção da racionalidade situada sócio-historicamente. O objetivo principal do texto é o de oferecer elementos para uma filosofia da indagação educacional que aceita a "guinada lingí¼í­stica" na filosofia e nas ciências humanas, mas rejeita o ceticismo e/ou contextualismo freqí¼entemente associado a essa guinada.

Publicado

2019-02-13

Cómo citar

Bannell, R. I. (2019). Resgatando a racionalidade na pesquisa educacional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 4(8), 121–143. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6276

Número

Sección

Artigos