Análise de utilização de ambiente virtual de aprendizagem por estudantes e professores na educação básica

Autores/as

  • Kátia Fantin Universidade de Caxias do Sul
  • Daniel Luis Notari Universidade de Caxias do Sul
  • Scheila de Avila e Silva Universidade de Caxias do Sul

Resumen

As tecnologias computacionais vêm sendo introduzidas na prática pedagógica com a finalidade de auxiliar no processo de construção do saber. Assim, a utilização de uma ferramenta computacional no ambiente escolar requer análise sobre aspectos pedagógicos e da interação do usuário com a ferramenta. Esse tipo de avaliação torna-se relevante na análise de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), uma vez que dificuldades na interação com o ambiente contribuem para o sentimento de frustração e diminuição de produtividade. Além disso, pode levar o aluno a conclusões equivocadas ou até mesmo causar desinteresse pelas atividades desenvolvidas. Considerando esse contexto, o objetivo deste artigo foi analisar a utilização de um AVA por estudantes e professores da educação básica. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e de ní­vel exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio da observação das interações dos usuários com o AVA e sua análise foi guiada pelo framework DECIDE. Como resultado, percebeu-se que há aceitabilidade do ambiente virtual pelo grupo de usuários analisados, apesar dos diferentes ní­veis de utilização dos recursos disponí­veis pela ferramenta. Adicionalmente, foram verificadas necessidades de melhorias a serem implementadas de modo a aprimorar a interação educador-educando. Palavras-chave: Avaliação de Software Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Usuário Final.

Biografía del autor/a

Kátia Fantin, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Sistemas de Informação

Daniel Luis Notari, Universidade de Caxias do Sul

Meu nome é Daniel Luis Notari e sou professor assistente da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente ministro disciplinas das áreas de Engenharia de Software e Banco de Dados para os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais. Além disto, trabalho com pesquisas relacionadas as áreas de Banco de Dados e Bioinformática. Possuo formação de graduação (UCS, 1998) e mestrado (UFRGS, 2000) em ciência da computação. Completei a minha formação no doutorado em Biotecnologia (UCS, 2012) com ênfase em Bioinformática. Sou coordenador do Curso de Ciência da Computação das ofertas de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves da Universidade de Caxias do Sul.

Scheila de Avila e Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014) e em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2004). A formação stricto sensu inclui mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2011). Atualmente é docente na Universidade de Caxias do Sul na área de Informática e atua como pesquisadora do Núcleo de pesquisa em Bioinformática e no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Instituição. O atual projeto de pesquisa está relacionado ao problema de predição de promotores utilizando técnicas de aprendizado de máquina.

Publicado

2020-09-04

Cómo citar

Fantin, K., Notari, D. L., & Silva, S. de A. e. (2020). Análise de utilização de ambiente virtual de aprendizagem por estudantes e professores na educação básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 75–92. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6196

Número

Sección

Artigos