Análise de utilização de ambiente virtual de aprendizagem por estudantes e professores na educação básica
Resumen
As tecnologias computacionais vêm sendo introduzidas na prática pedagógica com a finalidade de auxiliar no processo de construção do saber. Assim, a utilização de uma ferramenta computacional no ambiente escolar requer análise sobre aspectos pedagógicos e da interação do usuário com a ferramenta. Esse tipo de avaliação torna-se relevante na análise de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), uma vez que dificuldades na interação com o ambiente contribuem para o sentimento de frustração e diminuição de produtividade. Além disso, pode levar o aluno a conclusões equivocadas ou até mesmo causar desinteresse pelas atividades desenvolvidas. Considerando esse contexto, o objetivo deste artigo foi analisar a utilização de um AVA por estudantes e professores da educação básica. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e de nível exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio da observação das interações dos usuários com o AVA e sua análise foi guiada pelo framework DECIDE. Como resultado, percebeu-se que há aceitabilidade do ambiente virtual pelo grupo de usuários analisados, apesar dos diferentes níveis de utilização dos recursos disponíveis pela ferramenta. Adicionalmente, foram verificadas necessidades de melhorias a serem implementadas de modo a aprimorar a interação educador-educando. Palavras-chave: Avaliação de Software Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Usuário Final.Descargas
Publicado
2020-09-04
Cómo citar
Fantin, K., Notari, D. L., & Silva, S. de A. e. (2020). Análise de utilização de ambiente virtual de aprendizagem por estudantes e professores na educação básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 75–92. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6196
Número
Sección
Artigos