Pontos de convergência e divergência entre os Programas Mais Educação e Novo Mais Educação: uma análise comparativa
Resumen
Neste trabalho nos propusemos a analisar dois programas governamentais de educação implementados nas últimas décadas no Brasil, o Programa Mais Educação (2008-2015) e o Programa Novo Mais Educação (2016-2017). Ambos se constituíram como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Com foco na metodologia comparativa, apresentamos o contexto de criação dos programas e elaboramos um quadro para discussão acerca das contradições e disputas que os envolvem, fazendo uma análise comparativa a partir dos pontos de rupturas e permanências entre eles. Foi possível perceber que o primeiro programa contribuiu para a discussão da educação integral, da relação comunidade-escola e da intersetorialidade na condução de políticas educacionais. Com relação ao programa sucessor, sua concepção residiu na melhoria dos índices das avaliações externas. Palavras-chave: Educação Integral. Programa Mais Educação. Programa Novo Mais Educação. Tempo Integral.Descargas
Publicado
2020-09-04
Cómo citar
Saquelli, G. F., & Borghi, R. F. (2020). Pontos de convergência e divergência entre os Programas Mais Educação e Novo Mais Educação: uma análise comparativa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 238–265. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6176
Número
Sección
Artigos