Prática pedagógica da Educação Fí­sica em uma comunidade de aprendizagem

Autores/as

  • Valdilene Aline Nogueira Universidade São Judas
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Centro Universitário FIEO

Resumen

O objetivo desse estudo foi compreender aspectos pedagógicos da Educação Fí­sica (EF) em uma Comunidade de Aprendizagem. As Comunidades de Aprendizagem partem do pressuposto de que todos os envolvidos no processo educacional são também atores sociais construtores de conhecimento, assim, elementos como o diálogo e a democracia entre escola, educandos e comunidade são essenciais para a organização dos tempos e espaços escolares. O método consistiu na realização de observação não-participante, e entrevista semiestruturada com os estudantes. Os elementos inovadores encontrados foram o planejamento das aulas e a avaliação da aprendizagem. Foram compartilhados com os educandos as práticas inclusivas, o tipo de compromisso com a aprendizagem dos alunos, a solução de problemas pelo diálogo franco e aberto, além das estratégias criadas pelos próprios educandos. Os resultados encontrados registram a presença de experiências, no universo da EF, consideradas como inovadoras e que se articulam como atribuições inerentes ao fazer do docente. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Educação Fí­sica Escolar. Inovação Pedagógica. Estudantes.

Biografía del autor/a

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas

Mestra em Educação Fí­sica pela Universidade São Judas Tadeu. Docente da Universidade de Guarulhos

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Fí­sica pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Centro Universitário FIEO

Doutora em Educação pela PUC. Docente da UNIFIEO

Publicado

2020-09-04

Cómo citar

Nogueira, V. A., Maldonado, D. T., & Silva, S. A. P. dos S. (2020). Prática pedagógica da Educação Fí­sica em uma comunidade de aprendizagem. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 220–237. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6154

Número

Sección

Artigos