Prática pedagógica da Educação Física em uma comunidade de aprendizagem
Resumen
O objetivo desse estudo foi compreender aspectos pedagógicos da Educação Física (EF) em uma Comunidade de Aprendizagem. As Comunidades de Aprendizagem partem do pressuposto de que todos os envolvidos no processo educacional são também atores sociais construtores de conhecimento, assim, elementos como o diálogo e a democracia entre escola, educandos e comunidade são essenciais para a organização dos tempos e espaços escolares. O método consistiu na realização de observação não-participante, e entrevista semiestruturada com os estudantes. Os elementos inovadores encontrados foram o planejamento das aulas e a avaliação da aprendizagem. Foram compartilhados com os educandos as práticas inclusivas, o tipo de compromisso com a aprendizagem dos alunos, a solução de problemas pelo diálogo franco e aberto, além das estratégias criadas pelos próprios educandos. Os resultados encontrados registram a presença de experiências, no universo da EF, consideradas como inovadoras e que se articulam como atribuições inerentes ao fazer do docente. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Educação Física Escolar. Inovação Pedagógica. Estudantes.Descargas
Publicado
2020-09-04
Cómo citar
Nogueira, V. A., Maldonado, D. T., & Silva, S. A. P. dos S. (2020). Prática pedagógica da Educação Física em uma comunidade de aprendizagem. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 220–237. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6154
Número
Sección
Artigos