A internacionalização da pós-graduação na América Latina: do Sul geográfico às epistemologias do Sul
Resumen
Mais do que uma tendência, a internacionalização é cada vez mais uma necessidade dos cursos de pós-graduação e das instituições de educação superior, sobretudo em países em desenvolvimento. Diante do contexto de globalização, nunca a ciência e a educação passam a fazer parte de um conjunto de elementos exportáveis e importáveis. Este artigo tem por objetivo analisar um caso de internacionalização que vem sendo realizado entre duas universidades públicas, uma brasileira e outra colombiana, dentro do enfoque das epistemologias do Sul, no contexto da América Latina. Trata-se de um estudo de caso, na medida em foram destacados elementos exemplares, que servem de referencial para outras realidades. Buscou-se revelar quais práticas exitosas foram e continuam a ser estabelecidas entre as instituições e seus membros, mais especificamente, entre dois programas de pós-graduação. Como resultados, foram analisados os produtos do convênio e os desdobramentos dos mesmos para as instituições, os docentes e os discentes em questão, além de apresentar novos possíveis projetos interinstitucionais, que possam aperfeiçoar aspectos centrais dos programas de pós-graduação, entre eles a perspectiva da cotutela ou dupla diplomação, que qualifica os programas de pós-graduação, ampliando para o aluno seu campo de atuação e, consequentemente, o reconhecimento acadêmico de sua formação. Palavras-chave: América Latina. Internacionalização. Pós-graduação.Descargas
Publicado
2019-03-21
Cómo citar
Mocarzel, M. M. V., Najjar, J., Santos, P. B. dos, & Morgan, K. (2019). A internacionalização da pós-graduação na América Latina: do Sul geográfico às epistemologias do Sul. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 198–219. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6151
Número
Sección
Temática dezembro