Indicadores para análise de programas de prevenção de violência escolar: o que professores e alunos têm a dizer.

Autores/as

  • Joyce Mary Adam Universidade Estadual Paulista

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar quais elementos professores e alunos de escolas estaduais de Minas Gerais e São Paulo propõem como indicadores significativos para avaliar a efetividade propostas governamentais de prevenção à violência escolar. As relações cotidianas e as concepções sobre o que é violência escolar, à luz dos contextos locais e globais, foram aspectos centrais discutidos na pesquisa, utilizando-se autores que trazem reflexões sobre o contexto global e nacional, sobre indicadores qualitativos, efetividade de polí­ticas públicas e a complexidade das relações na escola. Foi utilizada como metodologia de pesquisa os grupos focais e uma análise qualitativa dos dados baseada na análise crí­tica do discurso (FAIRCLOUGH; MELO, 2012; VAN DJIK, 2010), tendo-se como principal fonte de dados a perspectiva de professores e alunos das escolas pesquisadas. Os indicadores resultantes do trabalho de reflexão dos participantes da escola podem apontar para possibilidades de as mesmas se olharem e se autoanalisarem em termos do que pode e tem sido feito e o que não tem sido feito no âmbito de programas ou polí­ticas de prevenção da violência escolar, assim como apontar em que tais polí­ticas e programas falham e podem ser corrigidos, caso haja interesse. Não se pretende que tais indicadores sejam modelo para outras realidades ou instituições, mas sim que a metodologia desenvolvida, uma metodologia que se considera participativa, possa inspirar outras experiências e formas de avaliar a efetividade de programas de prevenção de violência escolar. Palavras-chave: Análise de polí­ticas educacionais. Efetividade de polí­ticas públicas. Indicadores de violência escolar. Indicadores qualitativos.

Biografía del autor/a

Joyce Mary Adam, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996).Livre-docente pela Unesp/Rio Claro. Esteve como visiting scholar na Universidade de Cambridge. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de ParisX e na Universidade Complutense de Madrid na Espanha, pesquisando a temática de clima organizacional e violência escolar.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração educacional, teoria organizacional, educação continuada, polí­tica educacional e relações de poder e violência escolar.

Publicado

2020-09-04

Cómo citar

Adam, J. M. (2020). Indicadores para análise de programas de prevenção de violência escolar: o que professores e alunos têm a dizer. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 129–153. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6005

Número

Sección

Artigos