Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto.

Autores/as

  • Raquel Goulart Barreto UERJ

Resumen

Este artigo visa a analisar os modos pelos quais as tecnologias têm sido recontextualizadas no discurso das polí­ticas educacionais, sejam elas formuladas em ní­vel internacional, nacional ou local, selecionadas com base no critério de relevância das propostas apresentadas para os contextos a que se referem. Para tanto, está estruturado em quatro seções. A primeira delas discute as dimensões da recontextualização visada, destacando a de estrutura (de um campo para outro) e a de escala (do centro para a periferia do capitalismo) na trajetória aqui empreendida. A segunda aborda a análise crí­tica de discurso (ACD) como alternativa teórica e metodológica assumida no movimento de aproximação pretendido, focalizando especialmente as escolhas lexicais verificadas nas polí­ticas recortadas, com ênfase nos processos de resignificação e de relexicalização, bem como na modalização efetivada por adjetivações sucessivas. A terceira seção compreende a discussão do imaginário tecnológico e dos diferentes contextos, históricos e situacionais, com vistas a dimensionar as condições de produção da recontextualização educacional das tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Finalmente, a quarta seção analisa o momento atual do discurso das polí­ticas educacionais, compreendendo novos agentes para a substituição tecnológica do processo de trabalho docente, do ensino como um todo e, até, da escola. Palavras-chave: Recontextualização. Tecnologias. Discurso. Polí­ticas. Abstract This article aims to analyze the ways in which technologies have been recontextualized in the discourse of educational policies, whether formulated at international, national or local level, selected based on the criterion of relevance of the proposals presented for the contexts to which they refer. To do so, it is structured in four sections. The first one discusses the dimensions of the recontextualization aimed at, highlighting that of structure (from one field to another) and that of scale (from the center to the periphery of capitalism). The second one deals with critical discourse analysis (CDA) as a theoretical and methodological alternative assumed in the movement of intended approximation, focusing especially on the lexical choices, with emphasis on the processes of resignification and relexicalization. The third section includes the discussion of the imaginary related to technologies and the different contexts, both historical and situational, with a view to dimensioning the production conditions of educational incorporations of information and communication technologies (ICT). Finally, the fourth section analyzes the current moment of the discourse of educational policies, comprising new agents for the technological substitution of the teaching work process, teaching as a whole and even schools. Keywords: Recontextualization. Technologies. Discourse. Policies.

Biografía del autor/a

Raquel Goulart Barreto, UERJ

Professora Associada, Bolsista Prociência, Pesquisadora 1 do CNPq, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd)

Publicado

2019-02-04

Cómo citar

Barreto, R. G. (2019). Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(43), 218–234. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6002

Número

Sección

Artigos