O uso da Comunicação Alternativa e Ampliada no atendimento pedagógico domiciliar de uma aluna com Sí­ndrome de Dravet

Autores/as

  • Annie Gomes Redig Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nathalia Eugenio Vaz Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Raquel Lanini Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação da Comunicação Alternativa e Ampliada para uma aluna de 12 anos com Sí­ndrome de Dravet, durante o Atendimento Educacional Especializado, na modalidade domiciliar. Sendo assim, pretende-se discutir o uso de recursos da comunicação alternativa e ampliada como estratégia pedagógica para melhorar a comunicação e autonomia desta aluna, considerando o funcionamento, a organização e o impacto sobre a dinâmica familiar. Neste estudo adotou-se a pesquisa qualitativa e no desenvolvimento dos atendimentos pedagógicos domiciliares, foram utilizados os pressupostos da pesquisa-ação. Observou-se que o atendimento pedagógico domiciliar e o uso da comunicação alternativa, beneficiaram o desenvolvimento das habilidades comunicativas da aluna. Por fim, destaca-se a necessidade de se estabelecer parcerias entre a famí­lia e os docentes do atendimento pedagógico domiciliar, com a finalidade de possibilitar maiores avanços no desenvolvimento dos estudantes, principalmente na construção de conhecimentos. Palavras-chave: Atendimento pedagógico domiciliar. Comunicação alternativa e ampliada. Recursos pedagógicos. Relação familiar.

Biografía del autor/a

Annie Gomes Redig, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ

Nathalia Eugenio Vaz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ

Raquel Lanini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa Profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Educação Básica da UERJ

Publicado

2020-05-15

Cómo citar

Redig, A. G., Vaz, N. E., & Lanini, R. (2020). O uso da Comunicação Alternativa e Ampliada no atendimento pedagógico domiciliar de uma aluna com Sí­ndrome de Dravet. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 395–417. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5963

Número

Sección

Artigos