O uso da Comunicação Alternativa e Ampliada no atendimento pedagógico domiciliar de uma aluna com Síndrome de Dravet
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação da Comunicação Alternativa e Ampliada para uma aluna de 12 anos com Síndrome de Dravet, durante o Atendimento Educacional Especializado, na modalidade domiciliar. Sendo assim, pretende-se discutir o uso de recursos da comunicação alternativa e ampliada como estratégia pedagógica para melhorar a comunicação e autonomia desta aluna, considerando o funcionamento, a organização e o impacto sobre a dinâmica familiar. Neste estudo adotou-se a pesquisa qualitativa e no desenvolvimento dos atendimentos pedagógicos domiciliares, foram utilizados os pressupostos da pesquisa-ação. Observou-se que o atendimento pedagógico domiciliar e o uso da comunicação alternativa, beneficiaram o desenvolvimento das habilidades comunicativas da aluna. Por fim, destaca-se a necessidade de se estabelecer parcerias entre a família e os docentes do atendimento pedagógico domiciliar, com a finalidade de possibilitar maiores avanços no desenvolvimento dos estudantes, principalmente na construção de conhecimentos. Palavras-chave: Atendimento pedagógico domiciliar. Comunicação alternativa e ampliada. Recursos pedagógicos. Relação familiar.Descargas
Publicado
2020-05-15
Cómo citar
Redig, A. G., Vaz, N. E., & Lanini, R. (2020). O uso da Comunicação Alternativa e Ampliada no atendimento pedagógico domiciliar de uma aluna com Síndrome de Dravet. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 395–417. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5963
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Sección
Artigos