O julgamento valorativo em John Dewey

Autores/as

  • Erika Natacha Fernandes de Andrade USP

Resumen

Tomando como ponto de partida a centralidade das valorações no campo filosófico, antropológico, psicológico e educacional, o presente artigo elucida as concepções de John Dewey no que diz respeito à elaboração de uma teoria dos valores. O filósofo norte-americano posiciona-se contrariamente à antinomia entre ciência e juí­zos valorativos, ao estabelecimento de valores dogmáticos e apriorí­sticos, determinados num plano metafí­sico, fora das contingências da vida social, e aponta para a possibilidade de um tratamento cientí­fico do julgamento de valor, tema que é fundamental no pensamento deweyano que vincula democracia e educação. Por meio da análise de quatro obras de John Dewey, o artigo esclarece a visão do autor acerca da natureza do julgamento valorativo e da valoração como método que auxilia os processos decisórios. Palavras-chave: John Dewey. Teoria dos valores. Teoria Moral. Julgamento cientí­fico

Publicado

2018-11-12

Cómo citar

Andrade, E. N. F. de. (2018). O julgamento valorativo em John Dewey. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 3(6), 65–88. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5932

Número

Sección

Artigos