Ruralidades contemporâneas: modos de ser, viver e de agir de crianças da roça
Resumen
Este artigo busca compreender os sentidos de infâncias em contextos rurais a partir das concepções de ruralidades contemporâneas. Neste trabalho, adotamos como aporte teórico as discussões de Sarmento (2005), Passeggi (2011, 2014, 2016), Carneiro (1998, 2012) e Rios (2011). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas de crianças da roça foram o mote da investigação. Utilizamos como dispositivo de pesquisa a roda de conversa - ciranda narrativa com dez estudantes entre 8 e 11 anos de 3º, 4º ou 5º anos da classe multisseriada de uma comunidade rural situada no interior da Bahia. Os resultados trouxeram uma maior compreensão a respeito de infâncias na roça, evidenciando os fazeres e afazeres na vida de crianças que vivem e convivem em espaços rurais. A conclusão é de que a infância na roça é produzida a partir das ações que estão embutidas nos modos de ser, fazer e viver das crianças de localidades rurais. Palavras-chave: Infâncias. Ruralidades. Pesquisa (auto)biográfica. Classe multisseriada.Descargas
Publicado
2020-09-04
Cómo citar
Mota, C. M. de A., Silva, F. O. da, & Rios, J. A. V. P. (2020). Ruralidades contemporâneas: modos de ser, viver e de agir de crianças da roça. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 106–128. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5876
Número
Sección
Artigos