Início da carreira docente: o que dizem as dissertações e teses brasileiras
Resumen
O início da carreira profissional docente é um período cujo "choque com a realidade" é mais veemente. Essa expressão remete ao confronto inicial vivenciado pelos professores no exercício da profissão. A realização de uma pesquisa de doutorado sobre professores da zona rural em início de carreira nos remeteu a uma revisão de literatura sobre investigações encontradas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, buscando conhecer as pesquisas realizadas até o ano de 2011, a partir dos descritores "professores iniciantes" e "início da carreira". O levantamento foi realizado em três momentos: o primeiro remete a revisão de literatura realizada por Gama, sobre o tema, até o ano de 2005, sendo o primeiro trabalho encontrado datado em 1983. No intuito de complementar a pesquisa, já iniciada, foram utilizados os mesmos critérios e descritores, delimitando dos anos de 2006 a 2011. Surgiu então a necessidade de realizar um terceiro momento a partir de procedimentos de revisão da análise dos dados. O mapeamento possibilitou encontrarmos um total de 96 dissertações e teses, cujos enfoques variavam, mas nenhum destes tinha como objeto de estudo os professores da zona rural, revelando a relevância desta questão. Palavras-chave: Início da Carreira Docente. Início da Docência em Dissertações e Teses. Formação de Professores. Professores Iniciantes.Descargas
Publicado
2020-07-28
Cómo citar
Ferreira, L. G., & Anunciato, R. M. M. (2020). Início da carreira docente: o que dizem as dissertações e teses brasileiras. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 421–459. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5413
Número
Sección
Artigos