Iní­cio da carreira docente: o que dizem as dissertações e teses brasileiras

Autores/as

  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos

Resumen

O iní­cio da carreira profissional docente é um perí­odo cujo "choque com a realidade" é mais veemente. Essa expressão remete ao confronto inicial vivenciado pelos professores no exercí­cio da profissão. A realização de uma pesquisa de doutorado sobre professores da zona rural em iní­cio de carreira nos remeteu a uma revisão de literatura sobre investigações encontradas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, buscando conhecer as pesquisas realizadas até o ano de 2011, a partir dos descritores "professores iniciantes" e "iní­cio da carreira". O levantamento foi realizado em três momentos: o primeiro remete a revisão de literatura realizada por Gama, sobre o tema, até o ano de 2005, sendo o primeiro trabalho encontrado datado em 1983. No intuito de complementar a pesquisa, já iniciada, foram utilizados os mesmos critérios e descritores, delimitando dos anos de 2006 a 2011. Surgiu então a necessidade de realizar um terceiro momento a partir de procedimentos de revisão da análise dos dados. O mapeamento possibilitou encontrarmos um total de 96 dissertações e teses, cujos enfoques variavam, mas nenhum destes tinha como objeto de estudo os professores da zona rural, revelando a relevância desta questão. Palavras-chave: Iní­cio da Carreira Docente. Iní­cio da Docência em Dissertações e Teses. Formação de Professores. Professores Iniciantes.

Biografía del autor/a

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutora pela Universidade Federal da Bahia. É professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Formação de Professores/Amargosa-BA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Lí­der do grupo de Pesquisa Docência, Currí­culo e Formação e Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos.

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Professora da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. Doutora em Educação pela UFSCar. Pós-doutora pela Universidade do Minho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

Publicado

2020-07-28

Cómo citar

Ferreira, L. G., & Anunciato, R. M. M. (2020). Iní­cio da carreira docente: o que dizem as dissertações e teses brasileiras. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 421–459. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5413

Número

Sección

Artigos