Por uma história de práticas homoeróticas na casa de São José/ Instituto Ferreira Viana (1888-1923)
Resumen
Este artigo foi elaborado a partir de fontes primárias levantadas nos arquivos do Centro de Memória José do Patrocínio, responsável pelo acervo documental da antiga Casa de São José e do Instituto Ferreira Viana. Essa verificação tinha por objetivo investigar como era tratada a questão do homoerotismo dentro de uma instituição asilar no início da república, tendo em vista ser esse um tema ainda pouco explorado pela historiografia da educação; como recorte temporal definimos o período em que a instituição era preponderantemente masculina (1888-1923). Para isso, fizemos uso do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg como referência metodológica e do arcabouço teórico desenvolvido por Michel Foucault para entendermos o sentido do homoerotismo dentro da instituição. Diferentes documentos nos deram pistas de que práticas homoeróticas ocorriam, de forma consentida ou não, e que o controle da moralidade, via sexualidade, fazia parte de um complexo arranjo de governamentalidade, que buscava como resultado a dominação dos corpos a partir de uma ideia higienista de moral defendida pelo poder instituído da primeira república. A proposta republicana de construir um novo Brasil precisava de ações condizentes com tal política. Neste sentido, a Casa de São José/Instituto Ferreira Viana atendeu pertinentemente a este projeto. Contudo, a vida pulsante na instituição fugiu às ações do comando daquilo que estava instituído, não se deixando amarrar somente pelas normas de regulação das condutas dos asilados. É preciso ter em mente a complexidade presente nas instituições, pois as mesmas serão efetivamente mais do que se espera delas.Descargas
Publicado
2019-10-08
Cómo citar
Sepulveda, D., & Sepulveda, J. A. (2019). Por uma história de práticas homoeróticas na casa de São José/ Instituto Ferreira Viana (1888-1923). Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 314–339. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5404
Número
Sección
Artigos