Formação de educadores do campo: desafios e possibilidades do Tempo Comunidade no Curso de Pedagogia da Terra/Bahia

Autores/as

  • Maria Nalva Rodrigues araujo Bogo Universidade do EStado da Bahia UNEB
  • Luzeni Ferraz Oliveira Carvalho Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Resumen

Resumo Este artigo faz uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades do Tempo-Comunidade na formação de educadores do campo, a partir da experiência do curso de Pedagogia da Terra, realizada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Departamento de Educação/DEDC-X, focalizando a organização do curso. Trata-se de uma pesquisa documental. Para tanto, realizamos um levantamento dos documentos produzidos sobre a experiência, incluindo relatórios de acompanhamento in loco realizado no perí­odo de desenvolvimento do curso, na condição de coordenadoras e professoras do referido curso. Fundamentamos teoricamente as reflexões com base em autores que discutem a formação de educadores do campo em interface com a questão agrária e a Educação do Campo: Antunes-Rocha (2010), Arroyo (2012), Antunes-Rocha et al (2012), Caldart (1997; 2000), Arroyo et al (2004), Camini (1998), Pizetta (1997; 2017) dentre outros. A partir da sistematização dos dados acerca da experiência, constatamos que para a realização de um trabalho coeso e consistente no contexto da Educação do Campo, necessário se faz criar e recriar a prática a partir dos desafios e da realidade que se apresenta. Os dados indicam ainda que, há um longo caminho a percorrer no sentido de fazer avançar e concretizar um projeto nacional de educação que, afiance aos trabalhadores do campo e da cidade as condições objetivas para o desenvolvimento pleno e integral dos indiví­duos e do gênero humano. Palavras-Chave: Formação de educadores do campo. Tempo-Comunidade. Pedagogia da Terra. Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Abstract This article reflects about the challenges and possibilities of time-community in formation of educators from camp, starting from the experience of the Pedagogy of Earth course, Taught by Bahia State University-UNEB/Department of Education/DEDC-X, Focusing in the organization of the course. It"s a documental research. Therefore, we collected data produced about experience, including reports of on-site monitoring from the development period of this course as coordinators and teachers of this course. We base this reflections in the theories proposed by authors who discuss the formation of educators from camp interacting with the agrarian issue and camp education: Antunes-Rocha (2010), Arroyo (2012), Antunes-Rocha et al (2012), Caldart (1997; 2000), Arroyo et al ( 2004), Camini (1998), Pizetta (1997; 2017) among others. From the systematization of data about experience, we verified that for carrying a cohesive and solid work in the grounds of Camp education, it"s necessary to create and recreate the practice from the challenges and the present reality. Data also show that there is a long way to advance to materialize a national education project that ensures camp and city workers objective conditions for full development of individuals and humankind. Keywords: Bahia State University -UNEB. Educators formation from camp. Pedagogy of Earth. Time-community.

Biografía del autor/a

Maria Nalva Rodrigues araujo Bogo, Universidade do EStado da Bahia UNEB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (1987), mestrado em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é Professora titular da Universidade do Estado da Bahia- UNEB/Departamento de Educação Campus X/ DEDC X. professora colaboradora da Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho -UNESP atuando no Programa de Pós graduação em desenvolvimento territorial da América Latina e Caribe- TerritoriAL . Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Educação do campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ UFRB/ Centro de Formação de professores-CFP. Membro da Comissão Pedagógica do PRONERA do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. É professora voluntária Escola Nacional Florestan Fernandes -ENFF.

Luzeni Ferraz Oliveira Carvalho, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutorado em Educação (Faculdade de Educação/Universidade de Brasí­lia -UnB)/2018. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação- Campus X (1996). Especialista em Planejamento Educacional pela UNIVERSO/RJ l (1999). Mestre em Educação pela FaE/UFMG (2008). Desde 2002 é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus X. Coordena o Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Extremo Sul da Bahia. Membro do Conselho Cientí­fico e Fiscal da Gestão Socioambiental da Fundação Padre José Koopmans (FUNPAJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA)/UnB. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Trabalho, Contra-Hegemonia e Emancipação Humana (UNEB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estágio e Pesquisa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação do Campo, Movimentos Sociais do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Planejamento Educacional e Pesquisa e Prática Pedagógica/Estágio Curricular Supervisionado.

Publicado

2018-10-11

Cómo citar

Rodrigues araujo Bogo, M. N., & Oliveira Carvalho, L. F. (2018). Formação de educadores do campo: desafios e possibilidades do Tempo Comunidade no Curso de Pedagogia da Terra/Bahia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(41), 198–229. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5257

Número

Sección

Artigos