Pesquisa-ação multicultural e formação continuada em busca da construção de novos saberes
Resumen
O presente artigo propõe uma reflexão acerca da centralidade da pesquisa ação multicultural e suas contribuições ao campo educacional nos processos de construção de novos conhecimentos na/para a formação continuada docente. Neste contexto, defende-se que a pesquisa-ação é uma importante ferramenta, na medida em que possibilita o caminhar junto quando se pretende a reflexão e possível transformação da prática (FRANCO, 2005). Para tal, a proposta de discutir a pesquisa a partir do contexto social foi norteada pelas teorizações de Barbier, Molina, Thiollent e Tripp. As tensões e desafios da formação docente foram tematizadas a partir do pensamento de Candau e Fernandes. Em paralelo, apoiados em Candau, Ivenicki e Xavier, Moreira, Perez Gomes, enfatizou-se a importância de se reconhecer a pluralidade cultural e se valorizar as diferenças. Para ilustrar a relevância da pesquisa- ação multicultural, foram apresentadas algumas experiências de trabalho desenvolvidas na/com a formação continuada docente, tendo sido dado destaque ao processo de construção de uma oficina pedagógica e, a partir de então, ilustradas as possibilidades de desenvolvimento da pesquisa em sala de aula como integração entre teoria e prática. O estudo apontou para a importância da realização da pesquisa-ação multicultural no processo de valorização do diálogo e da diferença, e para a produção de novas epistemologias. Palavras-chave: Formação continuada. Multiculturalismo. Oficina pedagógica. Pesquisa-ação.Descargas
Publicado
2019-05-24
Cómo citar
Silva Junior, P. M. da, Leal, R. P., & Ivenicki, A. (2019). Pesquisa-ação multicultural e formação continuada em busca da construção de novos saberes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 247–282. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5253
Número
Sección
Artigos