Formação Pedagógica: o que revelam os cursos de Letras

Autores/as

  • Clara Corrêa Universidade Estácio de Sá
  • Helenice Maia Universidade Estácio de Sá

Palabras clave:

Formação pedagógica, Curso de Letras, Língua Inglesa

Resumen

Resumo Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar a forma como vem sendo desenvolvida a formação pedagógica no curso de Letras com habilitação em Lí­ngua Inglesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como lócus de investigação quatro universidades do Rio de Janeiro, tendo sido definidos como sujeitos 30 professores que atuam no referido curso. Foram utilizadas como técnicas de investigação análise documental e entrevistas conversacionais. O material coletado foi tratado com base na Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Desta análise foi possí­vel identificar que, embora os professores reconheçam a necessidade de oferecer uma formação inicial que articule conteúdos especí­ficos e conteúdos relativos à formação pedagógica, ainda há diversos fatores que dificultam sua efetivação. Foi apontada pelos professores participantes como um elemento dificultador para a efetivação desta articulação a indisponibilidade dos alunos para a apropriação de conhecimentos didático-pedagógicos que não estão de acordo com seus interesses ou que não consideram muito necessários para seu exercí­cio profissional futuro, o que não deixa de ser preocupante, uma vez que se preparam para o exercí­cio da docência. Observou-se que a experiência profissional dos professores do curso contribui para a promoção dessa articulação, mesmo que esta ainda não esteja formalizada nos currí­culos dos cursos, mas está expressa na prática docente. Foi identificada a simultaneidade de dois modelos de formação: o dos conteúdos culturais-cognitivos e do pedagógico-didático, com mais peso para o primeiro, o que ratifica a persistência do modelo "3+1" registrada na fala dos professores. Palavras-chave: Formação pedagógica. Curso de Letras. Lí­ngua Inglesa. Abstract This work aimed to identify and analyze the way in which the pedagogical training has been developed in foreign language graduation with qualification in English Language. The research, with a qualitative approach, had as the locus of investigation four universities in Rio de Janeiro, with 30 teachers who work in this course defined as subjects. Documentary analysis and conversational interviews were used as investigative techniques. The collected material was treated based on the Content Analysis proposed by Laurence Bardin. From this analysis it was possible to identify that, although teachers recognize the need to offer initial training that articulates specific contents and contents related to pedagogical training, there are still several factors that make it difficult to become effective. It was pointed out by the participating teachers as a difficult element for the effectiveness of this articulation the unavailability of the students for the appropriation of didactic-pedagogical knowledge that are not according to their interests or which they do not consider much necessary for their future professional practice, what is worrisome, as they are being prepared for the exercise of teaching. It was observed that the professional experience of the teachers of the course contributes to the promotion of this articulation, even though it is not yet formalized in the curricula of the courses, but it is expressed in the teaching practice. It was identified the simultaneity of two training models: the cultural-cognitive and the pedagogical-didactic content, with more emphasis on the first one, which confirms the persistence of the "3 + 1" model registered in the teachers' speech. Keywords: Pedagogical training. Foreign Language Graduation. English language.  

Biografía del autor/a

Clara Corrêa, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2015), especialista em Ensino de Lí­ngua Inglesa e Novas Tecnologias (2013) e em Tradução (2012) pela Universidade Gama Filho, licenciada em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente, está cursando o doutorado em Educação pela Universidade Estácio de Sá. É professora efetiva do Colégio Pedro II

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Publicado

2018-11-24 — Actualizado el 2025-08-31

Número

Sección

Artigos (fluxo contínuo)