Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos: desafios curriculares e considerações sobre o direito à educação
Resumen
Resumo O artigo visa a analisar a formação inicial dos professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã, bem como as mediações objetivas e subjetivas que determinam as disputas internas no atual momento em que as Instituições de Ensino Superior estão reformulando seus cursos de licenciaturas no intuito de atender as normatizações estabelecidas pela atual política de formação docente - Resolução CNE n. 02/2015. Trata-se de pesquisa histórico-documental, com vista a analisar o processo de consolidação dos estudos da EJA no desenho curricular do referido curso, reconhecendo a educação de qualidade um direito de todos, inclusive de pessoas jovens, adultas e idosas. Face ao atual contexto de desmonte de políticas sociais, retirada de direitos e retrocessos no campo educacional com a retomada da agenda neoliberal no país, o estudo ressalta a importância das entidades educacionais na defesa da formação docente de qualidade. Fundamenta-se em autores de matriz freireana e crítico-emancipatória, e conclui que a UERJ tem buscado formar pedagogos que não se limitem ao ofício do magistério na Educação Infantil ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental, mas capazes de formular, gestionar, monitorar e avaliar projetos de educação de jovens e adultos, na dimensão do significado da aprendizagem ao longo da vida. Isso se materializa em uma matriz curricular com disciplinas que abordam os aprendizados construídos tanto nos espaços escolares, quanto em demais contextos de formação humana, com base na articulação teoria-prática. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Formação de Professores. Pedagogia. Currículo. Abstract The article aims to analyze the teachers initial formation for the Education of Young and Adults (EJA) in the course of Degree in Pedagogy of m University of the State of Rio de Janeiro (UERJ), Campus Maracanã, as well as the mediations that determine the internal disputes in the current moment in which the Institutions of Higher Education are reformulating their courses of degrees in order to comply with the norms established by current politics of teacher education - Resolution CNE n. 02/2015. It is a historical-documentary research that aims to analyze the process of consolidation of the studies of the EJA in the curricular design of the referred course, recognizing the quality education a right of all, including young people, adults and seniors. Given the current context of dismantling social policies, withdrawal of rights and setbacks in the educational field with the resumption of the neoliberal agenda in the country, the study highlights the importance of educational institutions in the defense of the quality teacher formation. It is based on authors of Freirean and critical-emancipatory matrix, and concludes that the UERJ has sought to train pedagogues that are not limited to the office of teaching in Early Childhood Education or in the initial grades of Elementary Education, but able to formulate, to manage, to monitor and to evaluate youth and adult education projects of the meaning of the learning along the life. This materializes in a curricular matrix with disciplines that approach the learning built both in school spaces and in other contexts of human formation, based on the theory-practice articulation. Keywords: Youth and Adult Education. Teacher training. Pedagogy. Curriculum.Descargas
Publicado
2018-11-30
Cómo citar
Barbosa, C. S., souza, J. C. L., & Lino, L. A. (2018). Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos: desafios curriculares e considerações sobre o direito à educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(41), 343–362. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5064
Número
Sección
Artigos