As atribuições dos "outros significativos e dos outros generalizados" na constituição identitária de licenciandos em Quí­mica

Autores/as

  • Camila Lima Miranda Universidade do Triângulo Mineiro
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo
  • Daisy de Brito Rezende Universidade de São Paulo

Resumen

Resumo Neste artigo, relata-se uma investigação sobre a constituição identitária de licenciandos em Quí­mica. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro alunos de uma universidade estadual paulista, egressos de escolas públicas. Os dados foram interpretados por meio do diálogo entre duas teorias: a das representações sociais, na perspectiva de Serge Moscovici, e a da identidade profissional de Claude Dubar. As técnicas de análise foram inspiradas na Análise de Conteúdo proposta por Bardin, sendo criadas duas categorias, (i) Atribuições dos "outros significativos" e (ii) Atribuições dos "outros generalizados", sendo esta última desdobrada em: "Quí­mica versus Educação" e, "Expectativas dos outros generalizados". Como resultados, foi possí­vel depreender, em relação aos "outros significativos", que suas escolhas profissionais não foram plenamente acolhidas por seus familiares; percebem um não acolhimento na universidade, devido à desvalorização do curso de Licenciatura e à falta de cuidado quanto aos diferentes perfis de alunos que compõem a universidade, em especial, por serem egressos do sistema público de ensino básico. Já em relação aos "outros generalizados", sentem expectativas que destoam da RS que esse grupo construiu sobre a docência. Os relatos que compuseram os dados deste estudo nos auxiliam a compreender o papel do olhar do outro na constituição identitária. É por meio de tal olhar que o sujeito pode também se reconhecer. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para a ressignificação da formação docente, considerando-a enquanto construção diacrônica, permeada pelo contexto social, pela atribuição dos outros - sejam eles significativos ou generalizados - e pelas representações sociais dos atores envolvidos no processo. Palavras-chave: Identidade Profissional. Licenciatura em Quí­mica. Professor. Representação Social. Abstract This article reports an investigation into the constitution of identity of students enrolled in a Chemistry teacher initial training course. Semi-structured interviews were conducted with four students of a university settled at São Paulo city (Brazil). All of them came from public High Schools. The dialogue between the social representations theory, in the Serge Moscovici´s perspective, and the one proposed by Claude Dubar refering to professional identity conducted the data analysis. The analysis was inspired by the Content Analysis techniques as proposed by Bardin, leading to two categories: (i) attributions of the "significant others" and (ii) attributions of the "generalized others", subdivided into subcategories: "Chemistry versus Education" and "Expectations of the other generalized others". The findings show that in relation to the "significant others", that their professional choices were not fully accepted by their relatives; they perceive a lack of acceptance even in the university context due to the teacher training undergraduate course underestimation and the fact that there are not enough attention to the undergraduate students´ profiles huge differences due mainly to the failure of the Brazilian public basic education system from which they came. In relation to the "generalized others", they feel expectations that differ from the SR that this group built regarding teaching. The findings that constitute t this study data permit to understand the role exerted by the other's look on the identity constitution. It is through such a look that the subject can also recognize himself. We hope that the present study may contribute to a resignification of the initial teacher training, considering it as a diachronic construction, permeated by the social context, by the attribution of the others - whether significant or generalized - and by the social representations. Keywords: Chemistry Teacher certification. Professional Identity. Social Representation. Teacher.

Biografía del autor/a

Camila Lima Miranda, Universidade do Triângulo Mineiro

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Quí­mica) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) em Quí­mica pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: Linguagem no Ensino de Quí­mica/LIEQUI/USP/CNPq e, Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/PUC-SP/CNPq). Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós doutorado em Psicologia Social na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - França. Atualmente é professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional (PEPG em Educação: Formação de Formadores), da Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId ? CNPq) e atua como pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade -Educação - FCC/DPE-CIERS-Ed e da Cátedra UNESCO ? Profissionalidade Docente (FCC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, psicologia da educação, representações sociais e coordenação pedagógica / educacional. É assessora educacional junto a instituições de ensino públicas e particulares. Tem artigos e livros publicados na área de Educação e Psicologia. Bolsista produtividade CNPq - PQ/2.

Daisy de Brito Rezende, Universidade de São Paulo

Licenciada (1977) e Bacharel em Quí­mica pela Universidade de São Paulo (1978), obteve o mestrado (1986) e o doutorado em Quí­mica Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994), sob orientação do Professor Vicente Guilherme Toscano. Desde 1991, é professora do Instituto de Quí­mica dessa mesma universidade (Departamento de Quí­mica Fundamental). Tem experiência na área de Quí­mica, com ênfase em Fotoquí­mica Orgânica (enodionas, foto-homólise de halocompostos e fotoisomerização, em fase homogênea). Mais recentemente, tem-se voltado a estudos sobre biocatálise e atuado na pesquisa em Ensino de Quimica, sendo orientadora do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Quí­mica de maio de 2008 a maio de 2010.

Publicado

2018-10-25

Cómo citar

Miranda, C. L., Placco, V. M. N. de S., & Rezende, D. de B. (2018). As atribuições dos "outros significativos e dos outros generalizados" na constituição identitária de licenciandos em Quí­mica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(41), 230–259. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5040

Número

Sección

Artigos