Infância e Educação: um olhar sobre as crianças nas pesquisas cientí­ficas

Autores/as

  • Mariana Parro Lima Faculdade de Educação - UNICAMP

Resumen

Este artigo é um estudo exploratório que tem como principal objetivo refletir acerca das pesquisas sobre infância e educação publicadas no Brasil, no perí­odo de 2000 a 2009. Por muitos anos, a criança pequena foi abordada em estudos sob o aspecto de um perí­odo, uma etapa da vida, uma fase que antecede o adulto. É preciso fazer uma releitura desse olhar, repensar a maneira de enxergar a criança pequena para conseguir, de fato, compreender as diversas infâncias e suas necessidades. Para isso, realizou-se um levantamento da produção cientí­fica brasileira sobre infância e educação no site da Capes nesse perí­odo, priorizando aquelas que situam a criança como sujeito da pesquisa e que usam o olhar sociológico das interações infantis e da relação das crianças com a cultura. Utilizou-se, como base, referências da Sociologia da Infância, como Corsaro, Mí¼ller, Rosemberg, Faria e Quintero, os quais enfatizam a importância de uma discussão e reflexão sobre como se trabalhar com as crianças a fim de dar visibilidade aos seus sentimentos, falas, gestos e expressões. Considerando a escola como um lugar para se conhecer a infância foi possí­vel perceber através desta pesquisa a importância de estudos que escutam as crianças, que proporcionam a elas o direito de participar do processo de ensino-aprendizagem, tornando a educação um acontecimento na vida de todos, professor e crianças.

Palavras-chaves: Educação; Infância; Sociologia da infância.

Biografía del autor/a

Mariana Parro Lima, Faculdade de Educação - UNICAMP

Departamento Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. 

Área Educação somática, corpo e arte

Publicado

2013-09-14

Cómo citar

Parro Lima, M. (2013). Infância e Educação: um olhar sobre as crianças nas pesquisas cientí­ficas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 42–60. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/503

Número

Sección

Artigos