ENTRE TRAJETÓRIAS E COTIDIANOS, O DESENHAR DE UM CAMPO DE AÇÃO: REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS

Autores/as

  • Leandro R. Pinheiro FACEd/UFRGS
  • Maria Clara Bueno Fischer FACEd/UFRGS

Resumen

Os argumentos deste artigo partem do diálogo com educadores sociais atuantes numa organização não governamental, em Porto Alegre/RS, enfatizando, aqui, as inferências teórico-metodológicas. Por intermédio da construção de narrativas, foram produzidas compreensões singulares sobre trajetórias pessoais e contextos de ação, no intuito de aportar informações sobre as relações que constituem um campo de ação mais amplo, o espaço social de educação-assistência. Amparada nas contribuições de Pierre Bourdieu, Marie-Christine Josso, Alberto Melucci e Edgar Morin, a pesquisa elenca provocações para se refletir sobre as interações parte-todo no cotidiano desde a produção de interpretações e tomadas de posição subjetivas. As proposições deste artigo aproximam-se, ademais, à ambiência de circulação crescente de informações e pluralidade de filiações vivenciadas pelos sujeitos na atualidade, aventando a hipótese de que este contexto os dipõe a escolhas, renúncias e constrastes que intensificam dinâmicas reflexivas identitárias em suas práticas cotidianas, valorizando o narrar como artifí­cio formativo.

Biografía del autor/a

Leandro R. Pinheiro, FACEd/UFRGS

Doutor em Educação. Professor na área de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FACEd/UFRGS.

Publicado

2014-06-04

Cómo citar

Pinheiro, L. R., & Fischer, M. C. B. (2014). ENTRE TRAJETÓRIAS E COTIDIANOS, O DESENHAR DE UM CAMPO DE AÇÃO: REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 222–246. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/500

Número

Sección

Artigos