Currí­culos bricolados, tecidos e reinventados: uma conversa sobre cultura e cotidiano escolar

Autores/as

  • Rafael Marques Gonçalves Universidade Federal do Acre

Resumen

O presente trabalho, recorte de uma pesquisa concluí­da de doutorado, é fruto de um encontro com professoras dispostas a narrar suas práticas, sujeitos praticantespensantes que se propuseram a partilhar suas experiências e reflexões tecidas coletivamente durante a minha pesquisa de doutorado. Os encontros e as conversas movimentaram narrativas que funcionaram como instâncias dialógicas que apresentaram a experiência da fonte onde os narradores bebem. Quando buscamos nas práticas e nas suas narrativas o modo pelo qual acontecem os currí­culos pensadospraticados e suas interfaces com os contextos de influência, dos textos e das práticas, percebemos que o cotidiano escolar se configura como um espaçotempo de ampla diversidade epistemológica e que, por isso, é espaçotempo de bricolagens, criação e reinvenção. Conforme apontado pelas professoras nas conversas, mesmo que circulem nos currí­culos e na própria cultura escolar textos culturais dotados de valores monoculturais, ou a serviço da dominação e da regulação, o uso distinto e ressiginificação do que está (im)posto, contribui para alavancarmos espaços e debates que permitem produzir outras realidades inscritas em ações/desejos estranhos a essa regulação. Palavras-chave: Currí­culo. Escola. Cultura.

Biografía del autor/a

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pelo ProPEd/UERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAC). Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Polí­ticas, Práticas e Currí­culos - GpPPC. Membro do GT 12 - Currí­culo da ANPEd e da Associação Brasileira de Currí­culo (ABdC).

Publicado

2020-05-04

Cómo citar

Gonçalves, R. M. (2020). Currí­culos bricolados, tecidos e reinventados: uma conversa sobre cultura e cotidiano escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 93–105. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4930

Número

Sección

Artigos