Aprendizagem colaborativa on-line em mestrado acadêmico presencial: um estranho no ninho?

Autores/as

  • Stella C. D. Segenreich Universidade Católica de Petrópolis
  • Karina C. Leite Universidade Católica de Petrópolis

Resumen

Este trabalho pretende, por um lado, avaliar a experiência de desenvolver um curso on-line sobre EAD, desenvolvido como disciplina optativa do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no segundo semestre de 2003. Por outro lado, utiliza este mesmo curso, como estudo piloto, para detectar questões que envolvem a aprendizagem colaborativa na Educação a Distância apoiada pela internet. Em um primeiro momento, foi feita uma breve descrição dos antecedentes do curso destacando os obstáculos de ordem institucional enfrentados - suporte tecnológico e inserção acadêmica no Programa - e a forma como foi desenvolvido. Em seguida, procedeu-se a uma primeira avaliação da experiência vivenciada pelos participantes, tomando como base documentos em que fazem uma auto-avaliação de sua trajetória no curso, abrangendo os seguintes aspectos: interação com o ambiente de aprendizagem; leitura do material/cumprimento das atividades; e, interação com os colegas e com o professor/uso das mensagens escritas. Finalmente, foram apresentados e discutidos, pela equipe de coordenação do curso, alguns indicadores que evidenciam a presença (ou ausência) de uma abordagem de aprendizagem colaborativa no curso em questão, como teste piloto de pesquisa que está sendo desenvolvida sobre o tema. Palavras-chave: Educação a distância. Aprendizagem colaborativa. Educação superior.

Publicado

2018-05-08

Cómo citar

Segenreich, S. C. D., & Leite, K. C. (2018). Aprendizagem colaborativa on-line em mestrado acadêmico presencial: um estranho no ninho?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(4), 109–124. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4900

Número

Sección

Artigos