Avaliação das mudanças que as tecnologias estão provocando na educação presencial e a distância

Autores/as

  • José Manuel Moran Universidade de São Paulo

Resumen

As redes, principalmente a Internet, estão começando a provocar mudanças profundas na educação presencial e a distância. Na presencial, desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporalizado. Podemos aprender desde vários lugares, ao mesmo tempo, on e off line, juntos e separados. Como nos bancos, temos nossa agência (escola) que é nosso ponto de referência; só que agora não precisamos ir até lá o tempo todo para poder aprender. As redes também estão provocando mudanças profundas na educação a distância. Antes a EAD era uma atividade muito solitária e exigia muito auto-disciplina. Agora com as redes, a EAD continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal. A educação presencial está incorporando tecnologias, funções, atividades que eram tí­picas da educação a distância, e a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilí­brio entre a flexibilidade e a interação. Palavras-chave: Educação a distância. Educação presencial. Internet.

Publicado

2018-05-08

Cómo citar

Moran, J. M. (2018). Avaliação das mudanças que as tecnologias estão provocando na educação presencial e a distância. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(4), 89–108. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4899

Número

Sección

Artigos