A "experiência de si"em um processo avaliativo de estágio docente no campo da educação matemática

Autores/as

  • Gelsa Knijnik Universidade do Vale dos Sinos
  • Fernanda Wanderer Universidade do Vale dos Sinos
  • Cláudio José de Oliveira Universidade do Vale dos Sinos

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo discutir um processo de constituição de uma experiência de si produzido por estudantes de quatro turmas do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. O material de pesquisa está composto pelas narrativas das alunas quando da avaliação do estágio que realizaram na perspectiva da Etnomatemática, como parte das atividades curriculares de uma disciplina de Educação Matemática. As ferramentas analí­ticas que dão sustentação ao trabalho advêm das teorizações pós-estruturalistas de Michel Foucault, especialmente aquelas vinculadas a seus estudos sobre as tecnologias do eu, e das contribuições de Jorge Larrosa sobre o tema. A análise do material mostrou que, ao serem incitadas a se narrar, a se avaliar e a refletir sobre suas práticas pedagógicas, as estudantes fabricaram modos próprios de ser professora, aprendendo uma nova gramática para sua auto-interpretação e para a interrogação do outro. Tal gramática diz da importância de a professora gostar da matemática e fazer com que seus alunos dela também gostem, da relevância de tornar as aulas de matemática mais agradáveis e prazerosas e que a boa professora é aquela que reflete sobre sua própria prática. Palavras-chave: Experiência de si. Educação matemática. Etnomatemática.

Publicado

2018-05-08

Cómo citar

Knijnik, G., Wanderer, F., & Oliveira, C. J. de. (2018). A "experiência de si"em um processo avaliativo de estágio docente no campo da educação matemática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(4), 59–70. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4897

Número

Sección

Artigos