Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação

Autores/as

  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Mariana Martins de Meireles Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Bahia

Resumen

Ao adotarmos uma perspectiva metafórica do olhar e escutar, procuramos discutir aspectos teóricos relacionados ao processo de construção do conhecimento implicado, entrecruzando questões sobre pesquisar e narrar, no domí­nio da pesquisa (auto)biográfica. O texto toma como centralidade o mapeamento de produções desenvolvidas no Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral, situando dispositivos de pesquisa utilizados no campo dos estudos (auto)biográficos e suas articulações a noções conceituais, como uma das possibilidades de não cegueira epistemológica, segundo outros modos prováveis e possí­veis de pensar-fazer pesquisa nos espaços formativos existentes na interface universidade-escolas da educação básica. A discussão apresentada situa princí­pios epistemológicos e metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa, implicando em outra lógica para se pensar a pesquisa e a formação, face às possibilidades de colocar-se em um processo de escuta e de partilha de conhecimentos e histórias sobre o vivido, desvelando saberes tácitos ou experienciais, mediante dispositivos de metacognição ou metarreflexão de conhecimentos construí­dos sobre si e a própria vida-formação. A cartografia construí­da sobre os modos próprios de trabalho com dispositivos e fontes (auto)biográficas de pesquisa revela maneiras outras de pensar-fazer ciência, na contemporaneidade, ao assumir o qualitativo, o subjetivo, o pós-colonial como perspectivas metodológicas outras, através de ações colaborativas de pesquisa implicadas no campo educacional.

Biografía del autor/a

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Pesquisador 1C CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do GRAFHO (Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13- Paris 8). Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). e-mail: esclementino@uol.com.br

Mariana Martins de Meireles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Bahia

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB). Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO). Membro do Observatório em Educação do Vale do Jiquiriçá (OBSERVALE). Sócia da BIOgraph e da ANPEd.

Publicado

2018-05-14

Cómo citar

Souza, E. C. de, & Meireles, M. M. de. (2018). Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 282–303. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4750

Número

Sección

Artigos