Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação
Abstract
Ao adotarmos uma perspectiva metafórica do olhar e escutar, procuramos discutir aspectos teóricos relacionados ao processo de construção do conhecimento implicado, entrecruzando questões sobre pesquisar e narrar, no domínio da pesquisa (auto)biográfica. O texto toma como centralidade o mapeamento de produções desenvolvidas no Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral, situando dispositivos de pesquisa utilizados no campo dos estudos (auto)biográficos e suas articulações a noções conceituais, como uma das possibilidades de não cegueira epistemológica, segundo outros modos prováveis e possíveis de pensar-fazer pesquisa nos espaços formativos existentes na interface universidade-escolas da educação básica. A discussão apresentada situa princípios epistemológicos e metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa, implicando em outra lógica para se pensar a pesquisa e a formação, face às possibilidades de colocar-se em um processo de escuta e de partilha de conhecimentos e histórias sobre o vivido, desvelando saberes tácitos ou experienciais, mediante dispositivos de metacognição ou metarreflexão de conhecimentos construídos sobre si e a própria vida-formação. A cartografia construída sobre os modos próprios de trabalho com dispositivos e fontes (auto)biográficas de pesquisa revela maneiras outras de pensar-fazer ciência, na contemporaneidade, ao assumir o qualitativo, o subjetivo, o pós-colonial como perspectivas metodológicas outras, através de ações colaborativas de pesquisa implicadas no campo educacional.Downloads
Published
2018-05-14
How to Cite
Souza, E. C. de, & Meireles, M. M. de. (2018). Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 282–303. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4750
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Artigos