Estudo sobre potencialidades dos registros avaliativos discutidos em colaboração para o aprimoramento das práticas pedagógicas

Autores/as

  • Denise de S. G. Llata Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
  • Magali Aparecida Silvestre Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professoras de uma escola pública, com a intenção de identificar e desenvolver processos de sistematização da avaliação da aprendizagem, por meio de registros, e analisar as potencialidades dessa sistematização, discutida de forma colaborativa, no aprimoramento da prática docente para o acompanhamento do aprendizado dos alunos. Entende-se a avaliação da aprendizagem em uma perspectiva contra-hegemônica de educação, com vistas ao diagnóstico, à mediação e à emancipação. Nessa direção, o estudo apresenta contribuições para o debate sobre as especificidades das práticas e dos contextos educativos que podem permitir ou dificultar o processo avaliativo para o avanço constante da aprendizagem dos alunos, propondo-se, como premissa, a superação do isolamento no trabalho docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se como procedimento metodológico o grupo dialogal, que possibilita a participação da pesquisadora nas discussões do grupo. A análise dos dados foi realizada tendo como referência os fundamentos da análise de prosa. Os resultados apontam que é possí­vel o detalhamento das informações sobre o aprendizado de cada aluno com o uso de registros pautados em um processo planejado. As discussões sobre as informações avaliativas realizadas pela equipe docente e mediadas pela pesquisadora direcionaram a atenção das participantes aos detalhes do processo de ensino e aprendizagem, permitindo desvelar concepções de educação e entendimentos em torno do ensino e da aprendizagem que norteavam o trabalho das professoras. Os saberes docentes elucidados possibilitam identificar aspectos significativos das práticas pedagógicas e pontos a serem aprimorados. Por isso, notou-se ser indispensável a vinculação entre os processos de formação docente colaborativa e a avaliação da aprendizagem.

Biografía del autor/a

Denise de S. G. Llata, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Mestre em Educação

Magali Aparecida Silvestre, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Publicado

2019-10-08

Cómo citar

Llata, D. de S. G., & Silvestre, M. A. (2019). Estudo sobre potencialidades dos registros avaliativos discutidos em colaboração para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 118–146. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4574

Número

Sección

Artigos