A invisibilidade social e a prática do ato infracional na adolescência: possí­veis correlações

Autores/as

  • Renata Hoeflich Damaso de Oliveira
  • Lucia Terezinha Zanato Tureck

Resumen

O presente artigo apresenta estudo a respeito da busca de identidade por adolescentes e sua relação com o ato infracional. Considerando meta do desenvolvimento do indiví­duo a aquisição de plena identidade, formada mediante identificações, as impressões individuais são complementadas por comportamentos coletivos. Decorrente do desenvolvimento de zonas de segregação e desigualdades, a aquisição dessa identidade passa a ser impedida, deixando o indiví­duo em situação de invisibilidade. Para então ser reconhecido, busca sobrepor-se, transgredindo, por vezes, as regras socialmente impostas. A metodologia do estudo utilizou pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, fundamentadas na visão sócio histórica, com adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade. A análise dos resultados apontou correlações entre o sentimento de invisibilidade social vivenciado e a prática do ato infracional, fundamentando a necessidade de estudos com foco em maneiras saudáveis e lí­citas para a busca do almejado reconhecimento. Palavras-chave: Criminalidade juvenil. Fenômenos sociais. Visibilidade.

Biografía del autor/a

Renata Hoeflich Damaso de Oliveira

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (2005), pós graduação em Terapia Ocupacional: Uma visão dinâmica aplicada a Neurologia (2008) e Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Crianças e Adolescentes (2014) . Mestranda da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no programa de pós graduação em educação, com área de concentração em sociedade, estado e educação. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Polí­tica Educacional e Social - GEPPES.

Lucia Terezinha Zanato Tureck

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e Doutorado pelo Instituto de Letras da UFBA (2014). Atualmente é docente do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Cascavel, Paraná; integrante do Programa Institucional de Ações Relativas í s Pessoas com Necessidades Especiais - PEE; membro dos Grupos de Pesquisa HISTEDOPR (UNIOESTE) e PRO.SOM (UFBA).

Publicado

2019-03-22

Cómo citar

Oliveira, R. H. D. de, & Tureck, L. T. Z. (2019). A invisibilidade social e a prática do ato infracional na adolescência: possí­veis correlações. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 460–477. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4332

Número

Sección

Artigos