A Teoria das Representações Sociais: conversando com os professores sobre trabalho

Autores/as

  • Angela Maria Corso Unicamp/Unicentro

Resumen

Pela diversidade de concepções teóricas sobre o tema das representações, e ainda pela preocupação de entender como o conceito de representação poderia ser empregado no campo da educação para a discussão da categoria trabalho, apresentamos no iní­cio do artigo um diálogo estabelecido com diferentes autores para a caracterização das principais teorias das representações e a opção teórica e metodológica pela teoria das representações de Henri Lefebvre, a partir do estudo da obra "A presença e a ausência: contribuição à teoria das representações". Na segunda parte tratamos da categoria trabalho como um conceito construí­do socialmente. Para isso, apresentamos o estudo sobre trabalho em diferentes perí­odos e sociedades, para explicar seu caráter histórico e dual, sobretudo, na sociedade capitalista. Em seguida, trazemos uma discussão sobre as representações da categoria trabalho em Marx e Lefebvre - com intenção de explicar porque o trabalho enquanto definidor do indiví­duo nas relações de produção é algo especí­fico da sociedade capitalista. Apesar de o foco ser Marx e Lefebvre, outros autores contemporâneos contribuí­ram com esta discussão, Mészáros, Aranha, Frigotto, Ramos, Ciavatta, Saviani e Nosella. Para finalizar trazemos algumas ponderações da pesquisa empí­rica realizada com professores do curso técnico em Administração, buscando abstrair destas, as representações sobre a categoria trabalho.

Biografía del autor/a

Angela Maria Corso, Unicamp/Unicentro

Professora do curso de Pedagogia, Unicentro PR, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Unicamp.

Publicado

2018-03-14

Cómo citar

Corso, A. M. (2018). A Teoria das Representações Sociais: conversando com os professores sobre trabalho. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 349–374. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3733

Número

Sección

Seção temática