Apropriações de conteúdos midiáticos pelo público infantil: da construção de identidade ao caso MasterChef Júnior
Resumen
A proposta desse texto é refletir teoricamente sobre os processos de recepção do público infantil. Tendo como objeto empírico de referência o programa Kids MasterChef Júnior (Rede Bandeirantes de Televisão), ao qual propõe-se uma reflexão sobre as formas pelas quais as crianças estão sendo inseridas nesse mundo adulto - processo de adultização da infância -, e como isso impacta na construção da identidade infantil. Os moldes nos quais os programas são feitos e seu alastramento nas redes sociais, geram novas formas de compreender a recepção e os receptores (BONIN, 2013). O sujeito infanto-juvenil que participa e assiste a esse modelo de programa pode entender que a "fama" é uma forma de felicidade. O artigo busca refletir, também, sobre as práticas de ensino formal (escola) e não formal (mídias). Para reflexão sobre esses processos utiliza autores como: Martin-Barbero (2002), buscando o entendimento sobre recepção; Ferreguett (2014), para o entendimento sobre essa adultização da infância; Vygotsky (2005), Bauman (2005) e Canclini (1998), sobre a identidade - identidade infantil; Soares (2011), para os processos de Comunicação e Educação; Arií¨s (1981) e Postman (1991), para a compreensão sobe o sujeito infantil, entre outros. Ademais, trata sobre conteúdos midiáticos que reforçam estereótipos e modos de ser e estar no mundo, pensando como o ensino de Mídia, Gênero e Direitos Humanos pode auxiliar no entendimento do público infantil acerca dos produtos por e para eles produzidos. Palavras-chave: Adultização e identidade infantil. Gênero e Direitos Humanos. MasterChef Júnior. Mídia. Recepção infantil.Descargas
Publicado
2020-06-14
Cómo citar
Santos, V. B. (2020). Apropriações de conteúdos midiáticos pelo público infantil: da construção de identidade ao caso MasterChef Júnior. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 496–512. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3566
Número
Sección
Artigos