A Construção de Identidade(s) Profissional(is) de Formandos em Educação Fí­sica / The Build of Professional Identity(ies) of Physical Education Graduates

Autores/as

  • Alexandre Vanzuita Universidade Federal do Paraná e Instituto Federal Catarinense
  • Tânia Regina Raitz Universidade do Vale do Itajaí­
  • Mara Regina Zluhan Avantis
  • Danilo José Ferreira Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú
  • Flávia De Souza Fernandes Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú

Resumen

Resumo O presente estudo tem o objetivo de analisar como as experiências no contexto de formação e inserção profissional de formandos em Educação Fí­sica constroem identidade(s) profissional(is). Utilizou-se para a produção de dados o grupo focal e foram participantes estudantes formandos do curso de Educação Fí­sica da Univali. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa em que os pressupostos metodológicos adotados se baseiam em autores como Gamboa (2012) e Negrine (2010). A análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2011) e Franco (2012). Estes aportes foram extremamente relevantes nos arranjos teóricos e nas interligações metodológicas para a constituição da presente pesquisa. O processo de constituição de identidade(s) profissional(is) dos jovens formandos em EF evidencia-se pela soma de múltiplas experiências (passado, presente e futuro), principalmente no contexto da formação inicial, e é potencializado no processo da inserção profissional. Essa identidade profissional não é fixa, ela se forma e se transforma num movimento que é plural, diverso, complexo, oscilante, transitório, cambiante, circundante e contraditório, como ocorre nos processos de pesquisa e produção do conhecimento. Conclui-se que as experiências de formação e inserção profissional constroem identidade(s) profissional(is) não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias. Palavras-chave: Identidade profissional. Formação inicial. Inserção profissional. Processos de pesquisa. Teaching experiences in dance and folklore in youth and adult education Abstract The aim of this study is to analyze how experiences in the context of professional training and entry to the job market of physical education graduates build professional identity(ies). For the production of data, a focal group were used, with students of the course in Physical Education of Univali. It uses a qualitative approach, with methodological premises based on authors like Gamboa (2012) and Negrine (2010). The technique of content analysis was used to analyze the data, according to Bardin (2011) and Franco (2012). This background was extremely important in the theoretical arrangements and methodological interconnections for the constitution of this research. The process of formation of professional identity(ies) of young trainees in Physical Education is evidenced by the sum of multiple experiences (past, present and future), particularly in the context of initial training, and is potentiated in the process of professional entry to the job market. This professional identity is not fixed; it is formed and transformed in a movement that is plural, diverse, complex, oscillating, transitory, changing, surrounding and contradictory, as occurs in the processes of research and production of knowledge. It is concluded that this construction is the result of a complex network that enables the movement of formation and reformation of professional identity(ies), not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies. Keywords: Professional identity. Initial training. Professional insertion. Research processes.

Biografía del autor/a

Alexandre Vanzuita, Universidade Federal do Paraná e Instituto Federal Catarinense

Possui Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI (2016). Realiza estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017), com bolsa Capes. Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011 e 2013-2015). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência - PIBID/IFC (2014-2016). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí­

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Sociologia Polí­tica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É técnico de atividades especiais - Sistema Nacional de Emprego - SINE/SC e professora nos cursos de graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI. É lí­der do grupo de pesquisa Educação e Trabalho no Mestrado em Educação da Univali. Desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na cidade de Barcelona-Espanha. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho; identidade e trabalho; trajetórias profissionais e sentidos do trabalho e da educação; juventude, educação e trabalho; jovens e educação profissional; jovens e escolha profissional; orientação profissional ou vocacional; identidade e memória; identidades profissionais e trabalho; experiências com o desemprego juvenil; práticas educativas e trabalho docente; Trabalho e saúde do trabalhador docente; formação profissional e organizações educativas; transições acadêmicas e laborais.

Mara Regina Zluhan, Avantis

Doutora em Educação pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí­), 2016. Possui graduação em Pegagogia - Orientação Educacional pela Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí­ (1986),Especialização em Orientação Educacional(1989) e Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2003). Atualmente é Orientadora Educacional - Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e Coordenadora do curso de Pedagogia/EAD, Faculdade Avantis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase Metodologia do Ensino e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, planejamento, metodologia do trabalho acadêmico, metodologia do ensino superior. Integra a CPA - Comissão Própria de Avaliação.

Danilo José Ferreira, Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade da Região da Campanha (1995), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­ (2017). Atualmente é professor titular do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Epidemiologia Animal, Sanidade Aví­cola, Sanidade na Suinocultura, Membro do Núcleo Didático Pedagógico do Curso de especialização de Instrutor e Treinador de Cães Guia.

Flávia De Souza Fernandes, Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí­ (2010) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Associação Educacional Leonardo da Vinci (2013). Especialização em Enfermagem do Trabalho (2010) e Especialização em Urgência, Emergência e UTI (2015). Mestrado em Ciências da Saúde e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Participa como membro do grupo ALINDI (Grupo de pesquisa de alergia, inflamação e doenças infecciosas) e atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área da Saúde e Segurança do IFC - Campus Camboriú.

Publicado

2017-11-03

Cómo citar

Vanzuita, A., Raitz, T. R., Zluhan, M. R., Ferreira, D. J., & Fernandes, F. D. S. (2017). A Construção de Identidade(s) Profissional(is) de Formandos em Educação Fí­sica / The Build of Professional Identity(ies) of Physical Education Graduates. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 142–162. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3467

Número

Sección

Artigos