Polí­ticas curriculares e formação de professores: uma análise a partir das diretrizes curriculares nacionais

Autores/as

  • Clarissa Bastos Craveiro UERJ
  • Márcia Cristina de Souza Pugas UFRJ e CP II

Resumen

RESUMO: A proposta deste texto é discutir a relação competências / conhecimento / conteúdo de ensino nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), compreendendo-as como polí­ticas curriculares nas quais se materializam lutas hegemônicas em torno da fixação de sentidos em meio ao jogo polí­tico nos processos de produção das polí­ticas curriculares sobre formação de professores no Brasil. Tendo como base as contribuições da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, são analisados os textos das DCN de 2001 e de 2002. A problematização do objeto que pauta a discussão deste texto dialoga também com as proposições teóricas sobre polí­ticas curriculares desenvolvidas por Stephen Ball, que as entende como cí­clicas e não verticalizadas. Buscou-se analisar alguns aspectos da polí­tica curricular entendendo-a como uma disputa de sentidos para/na a formação de professores expressa também nas DCN. Dito de outro modo, procurou-se operar com os textos-base como expressão textual de articulações provisórias entre sentidos que disputam posições hegemônicas para integrar as diretrizes nacionais dos currí­culos de formação de professores. O texto apresenta considerações sobre a produção recente das pesquisas em Educação, seus diálogos e a possibilidade de uma recontextualização da polí­tica curricular e aposta nas contribuições da teoria do discurso para as análises das polí­ticas curriculares e, neste estudo, para repensar a relação conhecimento, conteúdo e competências.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Polí­tica curricular; Diretrizes Curriculares Nacionais; Hegemonia

 

 

ABSTRACT: The goal of this text is to argue the relationship between competencies, knowledge and content in the Brazilian Curriculum Guidelines (DCN), understood as a curriculum politics in which hegemonic struggles to fix meanings in the political play of producing curriculum politics becomes material. For that matter, it is taken as basis the texts of the Brazilian Curriculum Guidelines of 2001 and 2002 in the light of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe's discourse theory. It is also dialogued with the theoretical propositions of Stephen Ball, who understands the curriculum politics not as verticalized, but cyclical ones. It is tried to analyse some aspects of this curriculum politics, that is considered as a dispute for meanings in the context of the teacher's formation, but can also be understood as provisional articulations trying to produce hegemonic senses. The text brings some considerations on the recent academic works on Education, its dialogues and the possibility of recontextualising the curriculum politics. It is believed that the discourse theory can contribute with the analysis of curriculum politics and can help the reconsideration of the relationship between competencies, knowledge and content.

KEYWORD: Brazilian Curriculum Guidelines; Teacher education; Curriculum politics; Hegemony. 

Biografía del autor/a

Clarissa Bastos Craveiro, UERJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifí­cia Universidade Católica. Faz parte do Grupo de Pesquisa Currí­culo: Sujeitos, Conhecimento e Cultura coordenado pela Profa. Dra. Alice Casimiro Lopes. Pesquisa a flutuação de sentidos da identidade docente nos documentos curriculares de formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currí­culo e gestão escolar.

Márcia Cristina de Souza Pugas, UFRJ e CP II

É professora do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II. Possui bacharelado e licenciatura plena em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara/SP. Mestre e doutoranda em Educação pelo PPGE/UFRJ. Especialista em Ensino de História pelo CESPEB/UFRJ. Participa do NEC - Núcleo de Estudos de Currí­culo e integra o GECCEH - Grupo de Estudo de Currí­culo, Cultura e Ensino de História. Tem habilitação especí­fica para o magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental pelo CEFAM - São José dos Campos/SP

Publicado

2013-04-18

Cómo citar

Craveiro, C. B., & Pugas, M. C. de S. (2013). Polí­ticas curriculares e formação de professores: uma análise a partir das diretrizes curriculares nacionais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(20). Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/343

Número

Sección

Artigos