Políticas curriculares e formação de professores: uma análise a partir das diretrizes curriculares nacionais
Abstract
RESUMO: A proposta deste texto é discutir a relação competências / conhecimento / conteúdo de ensino nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), compreendendo-as como políticas curriculares nas quais se materializam lutas hegemônicas em torno da fixação de sentidos em meio ao jogo político nos processos de produção das políticas curriculares sobre formação de professores no Brasil. Tendo como base as contribuições da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, são analisados os textos das DCN de 2001 e de 2002. A problematização do objeto que pauta a discussão deste texto dialoga também com as proposições teóricas sobre políticas curriculares desenvolvidas por Stephen Ball, que as entende como cíclicas e não verticalizadas. Buscou-se analisar alguns aspectos da política curricular entendendo-a como uma disputa de sentidos para/na a formação de professores expressa também nas DCN. Dito de outro modo, procurou-se operar com os textos-base como expressão textual de articulações provisórias entre sentidos que disputam posições hegemônicas para integrar as diretrizes nacionais dos currículos de formação de professores. O texto apresenta considerações sobre a produção recente das pesquisas em Educação, seus diálogos e a possibilidade de uma recontextualização da política curricular e aposta nas contribuições da teoria do discurso para as análises das políticas curriculares e, neste estudo, para repensar a relação conhecimento, conteúdo e competências.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Política curricular; Diretrizes Curriculares Nacionais; Hegemonia
ABSTRACT: The goal of this text is to argue the relationship between competencies, knowledge and content in the Brazilian Curriculum Guidelines (DCN), understood as a curriculum politics in which hegemonic struggles to fix meanings in the political play of producing curriculum politics becomes material. For that matter, it is taken as basis the texts of the Brazilian Curriculum Guidelines of 2001 and 2002 in the light of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe's discourse theory. It is also dialogued with the theoretical propositions of Stephen Ball, who understands the curriculum politics not as verticalized, but cyclical ones. It is tried to analyse some aspects of this curriculum politics, that is considered as a dispute for meanings in the context of the teacher's formation, but can also be understood as provisional articulations trying to produce hegemonic senses. The text brings some considerations on the recent academic works on Education, its dialogues and the possibility of recontextualising the curriculum politics. It is believed that the discourse theory can contribute with the analysis of curriculum politics and can help the reconsideration of the relationship between competencies, knowledge and content.
KEYWORD: Brazilian Curriculum Guidelines; Teacher education; Curriculum politics; Hegemony.
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