Representações sociais do ensino de lí­ngua portuguesa na educação escolar brasileira

Autores/as

  • Claudia Helena Azevedo Alvarenga UFRJ
  • Tarso Bonilha Mazzotti Universidade Estácio de Sá

Resumen

Este artigo examina as representações sociais de ensino de lí­ngua portuguesa por professores desta disciplina na escola e por elaboradores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O fenômeno representação social é descrito como a substituição de um conhecimento pela sua adaptação, instituindo o duplo do conhecimento que visa atender às necessidades dos grupos e justificar suas ações. Investigar os duplos demanda a análise dos discursos. Para tanto, propõe-se a conjugação da Retórica ao quadro teórico das representações sociais, pois ambas têm por objeto a análise da influência nas interações sociais. Ao examinar as técnicas argumentativas que alistam adesão e rejeição entre interlocutores, a análise retórica institui um método para expor as crenças e as representações. A análise confronta os discursos dos elaboradores do Exame com os de professores de lí­ngua portuguesa. Essa comparação expõe os valores em disputa: (1) para os professores, ainda que plurí­voco, prevalecem as crenças de que as estruturas da lí­ngua definem o preferí­vel a ser ensinado; (2) para os elaboradores do Enem, a resposta correta ao comando dos itens define os escolarizados, ainda que os exames não permitam averiguar as competências e habilidades anteriormente definidas como desejáveis.

Biografía del autor/a

Claudia Helena Azevedo Alvarenga, UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2012), especialista em Docência Superior pela Faculdade Béthencourt da Silva (FABES - 1999), graduada nos cursos de Bacharelado em Composição (1998) e Licenciatura em Música (1990) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Claudia Helena Alvarenga é professora de música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tendo lecionado anteriormente na rede municipal do Rio de Janeiro, e no Colégio Pedro II. Desenvolve trabalhos que abrangem reflexões a respeito de música e educação.

Tarso Bonilha Mazzotti, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Filosofia da Educação pela UFRJ. Atualmente é pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas e professor adjunto da Universidade Estácio de Sá. Grupos de pesquisa: Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, filosofia da educação, epistemologia, retórica e educação ambiental.

Publicado

2017-10-25

Cómo citar

Alvarenga, C. H. A., & Mazzotti, T. B. (2017). Representações sociais do ensino de lí­ngua portuguesa na educação escolar brasileira. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 244–273. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3379

Número

Sección

Artigos