O trabalho do segundo professor na perspectiva da educação inclusiva
Resumen
O presente artigo tem como objetivo fazer algumas reflexões sobre o trabalho do segundo professor na perspectiva da educação inclusiva, de forma a contribuir no debate sobre os desafios postos à Educação pelas profundas mudanças que caracterizam a cultura escolar contemporânea. Metodologicamente o trabalho foi dividido em duas partes: Primeira: por meio de uma pesquisa Bibliográfica buscou-se apresentar as legislações e os referenciais teóricos que fundamentam o trabalho do segundo professor na perspectiva da educação inclusiva; Segunda: de modo a mapear e apresentar a produção acadêmica sobre o referido tema, realizou-se uma pesquisa do Estado da Arte, por meio da qual buscou-se identificar elementos que contribuem para a compreensão e significação do trabalho do segundo professor. Verificou-se com este estudo que o trabalho do segundo professor tem adotado abordagens distintas para sua atuação, ora como auxílio ao professor regente, assistindo-o, ora como auxílio individual ao aluno com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem, assim como, no auxílio junto ao grupo no contexto de inclusão. Verificou-se também que a literatura apresenta diferentes terminologias para fazer referência ao segundo professor, sendo estas variações muitas vezes relacionadas às denominações e atribuições instituídas pelos documentos que regulam as redes de ensino. Conclui-se com este estudo que a atuação do segundo professor pode representar um avanço no trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão, na medida em que este profissional atua de forma conjunta e compartilhada na regência de turma onde se tenha matriculados educandos público da educação especial. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Especial. Segundo Professor.Descargas
Publicado
2019-02-12
Cómo citar
Lima, N. S., & Michels, L. R. F. (2019). O trabalho do segundo professor na perspectiva da educação inclusiva. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 55–76. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3238
Número
Sección
Artigos