Atividade docente e reflexões no atendimento educacional especializado para estudantes com transtorno do espectro autista

Autores/as

  • Marily Oliveira Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como uma condição relacionada às dificuldades qualitativas na interação social, linguagem e movimentos estereotipados. O ingresso dos estudantes com TEA na escola regular desperta nos educadores desafios. Nesse processo, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser ofertado como apoio a escolarização. Esse estudo teve por objetivo analisar a atividade docente realizada para estudantes com TEA por intermédio da autoconfrontação simples. O estudo de caso, de natureza qualitativa, foi a opção metodológica e envolveu uma professora do AEE e seus três estudantes com TEA que estavam matriculados na rede regular de ensino. Para a coleta de dados foi utilizada observação, entrevista e autoconfrontação simples. Na análise, os dados foram agrupados a partir da análise de conteúdo do tipo temática. Como resultados, foi constatado que a professora concebia a escola como um ambiente acolhedor, que buscava a inclusão escolar de todos, embora houvesse a inexistência de regras ou fórmulas para lidar com estes estudantes, visto que as caracterí­sticas peculiares de cada um não possibilitavam uma única forma de trabalho e ensino. Em relação ao AEE, a professora afirmou que este serviço era um dos pilares para a inclusão escolar. No decorrer das autoconfrontações, a professora refletiu sobre suas ações e ponderou a necessidade de mudanças. Vale ressaltar que é indispensável a realização de novas pesquisas acerca da atividade docente e o AEE, visto que esta função é relativamente recente e desperta em todos a necessidade de ampliação do conhecimento relacionados à atividade em si.

Biografía del autor/a

Marily Oliveira Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOUTORANDA em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP , MESTRA em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - AL, ESPECIALISTA em Educação Especial Inclusiva pelo CESMAC, GRADUANDA em Pedagogia pela UFAL e GRADUADA do curso licenciatura em Educação Fí­sica pela UFAL. Ex-Bolsista de Iniciação Cientí­fica do CNPq e ex-bolsista do PIBID Pedagogia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito í  Educação - Educação Especial (NEPEDE-EEs). Experiência na área de Educação Inclusiva, com ênfase nos seguintes temas: Educação Especial/ inclusiva e Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltado ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente na Faculdade de São Vicente (FASVIPA) nos cursos de Pedagogia e Educação Fí­sica Licenciatura e na faculdade regional da Bahia (UNIRB) no curso de Educação Fí­sica Licenciatura.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Fí­sica pela Universidade do Porto (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas e atua no Mestrado e no Doutorado em Educação/CEDU/UFAL. Tem experiência na área da Educaçao Inclusiva e Educação Fí­sica Adaptada. Tem pesquisado principalmente nos seguintes temas: inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos educativos, educação fí­sica escolar, formação docente para o atendimento da diversidade em sala de aula e deficiência mental. Foi coordenadora do Curso de Formação de Professores da Educação Básica para o Atendimento do Aluno com Deficiência Intelectual, financiado pelo FNDE/MEC. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) e do Grupo de Estudos e Extensão em Atividade Motora Adaptada (GEEAMA). É pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Participa como subcoordenadora do PIBID-UFAL, curso de Pedagogia - UAB.

Publicado

2017-08-10

Cómo citar

Barbosa, M. O., & Fumes, N. de L. F. (2017). Atividade docente e reflexões no atendimento educacional especializado para estudantes com transtorno do espectro autista. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 169–193. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3232

Número

Sección

Artigos