A polí­tica de inclusão educacional e a proposta inclusiva do programa de integração da educação profissional para jovens e adultos

Autores/as

  • Adriana de Almeida Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumen

O artigo enfoca a Educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecida na polí­tica pública brasileira como destinada a quem não teve acesso ou continuidade de estudos em educação básica na idade certa. O objetivo é analisar a polí­tica de inclusão educacional para jovens e adultos por meio da educação profissional, bem como problematizar a apropriação de significados da palavra inclusão. A pesquisa qualitativa foi adotada por meio da investigação de duas pesquisas sobre o Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, realizada de 2008 a 2015 no Estado do Paraná. Os dados revelaram a fragilidade da polí­tica educacional instituí­da para jovens e adultos e os limites de significados atribuí­dos às palavras inclusão, diferença e classe social. Assim, os resultados levam à inferência de que a inclusão ainda permanece no plano da aparência e não na sua essência, portanto deve ser percebida e problematizada do que ela é. Palavras-chave: Polí­tica. Jovens. Adultos. Inclusão.

Biografía del autor/a

Adriana de Almeida, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Departamento de Educação

Publicado

2017-08-10

Cómo citar

Almeida, A. de. (2017). A polí­tica de inclusão educacional e a proposta inclusiva do programa de integração da educação profissional para jovens e adultos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 10–31. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3219

Número

Sección

Artigos