Acessibilidade em documentos digitais: uma estratégia para a inclusão no ensino superior
Resumen
A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior pressupõe a garantia do acesso à educação como um direito constitucional. Além do acesso à universidade, a inclusão deve garantir aos estudantes a acessibilidade dos documentos digitais criados e disponibilizados nesses espaços. Considerando essa problemática, este artigo objetiva discutir a promoção da acessibilidade de documentos digitais em uma instituição de ensino superior de natureza pública, situada no sul do país. A pesquisa configura-se como uma pesquisa aplicada, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, e propõe o desenvolvimento de ações que auxiliem a criação de documentos digitais por servidores, docentes e técnico-administrativos em educação, que são os sujeitos da pesquisa. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a pesquisa documental e questionário online. Como resultados parciais, evidencia-se um número significativo de matrículas e de evasões de estudantes com diferenciadas deficiências na instituição. Em relação aos servidores da instituição, a maior parte afirmou desconhecer as diretrizes que orientam a criação de documentos digitais acessíveis, apesar de considerarem fundamental a acessibilidade dos documentos para a efetivação da universidade como um espaço inclusivo. Entende-se que ações formativas voltadas à acessibilidade de documentos digitais é uma estratégia para a democratização do conhecimento e uma premissa fundante de qualquer instituição educacional que se quer inclusiva. Palavras-chave: acessibilidade; documentos digitais; inclusão no ensino superior.Publicado
2017-05-30
Cómo citar
Schmitz, D. dos A., Thesing, M. L. C., & Pavão Siluk, A. C. (2017). Acessibilidade em documentos digitais: uma estratégia para a inclusão no ensino superior. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 247–263. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3217
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Sección
Artigos