Inclusão na educação básica: notas de um discurso e seus efeitos nas subjetividades

Autores/as

  • Carla Clauber da Silva Universidade da Região de Joinville
  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Resumen

Resumo As polí­ticas públicas dirigidas ao processo de inclusão têm produzido diferentes práticas pedagógicas, que por sua vez geram debates nas instituições educacionais, nas universidades, nas famí­lias e na sociedade de forma geral, evidenciando diferentes concepções acerca do que é inclusão. Com base nessa problematização, o presente artigo analisa os discursos de professores da Rede Pública da região norte de Santa Catarina produzidos nas fichas de encaminhamento dos alunos para o atendimento na sala de apoio. Tais alunos, na perspectiva desses professores, apresentam dificuldades nos processos de aprendizagem. Eles alunos são atendidos no contraturno, visando contribuir para a superação de suas dificuldades de aprendizagem. Para subsidiar conceitualmente as análises, realizou-se um diálogo com diversos autores, como: Bauman (1998; 1999), Canguilhem (2000), Foucault (2001; 2002), Patto (1996), além de documentos oficiais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de análise documental. Foram analisadas 900 fichas de encaminhamento, redigidas por 75 professores em 15 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Constatou-se o quanto o processo de aprendizagem se apoia em discursos psicologizantes, criando fronteiras e desafios para os alunos que não aprendem na perspectiva dos professores. Observou-se que os discursos produzidos nas fichas de encaminhamento expressam um processo silencioso que naturaliza a exclusão na prática pedagógica.

Biografía del autor/a

Carla Clauber da Silva, Universidade da Região de Joinville

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1990), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­ (2003) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: curriculo, formação de professores, educação, currí­culo e fracasso escolar.

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currí­culo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artí­stica - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currí­culo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes ní­veis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior, na coordenação pedagógica, na formação de professores e na pesquisa de temas como: currí­culo, práticas educativas, arte e educação, formação de professores e Educação Matemática.

Publicado

2017-08-12

Cómo citar

da Silva, C. C., Pillotto, S. S. D., & Voigt, J. M. R. (2017). Inclusão na educação básica: notas de um discurso e seus efeitos nas subjetividades. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 214–229. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3210

Número

Sección

Artigos