A socialização profissional do professor e a escola: em questão, a influência da literatura de autoajuda no trabalho docente.

Autores/as

  • Rebeca Possobom Arnosti Instituto de Biociências - Universidade Estadua Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro
  • Samuel de Souza Neto Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro
  • Larissa Cerignoni Benites CEFID- Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Resumen

Este artigo relaciona desafios ligados à modernidade lí­quida, à docência e à literatura de autoajuda (LA). Objetiva identificar e analisar de que forma os professores acreditam utilizar a LA no cotidiano escolar e; averiguar se LA influencia na discussão sobre a condição da docência e da identidade profissional do professor. Respondendo a um questionário, 55 professores participaram deste estudo qualitativo. No tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Entre os participantes, 40 apresentaram contribuições da LA, sendo essas voltadas à dimensão pessoal e/ou profissional. Na dimensão profissional, evidenciaram que os livros corroboraram a dimensão técnica do ensino; favoreceram reflexões sobre a prática; e, especialmente, auxiliaram nas interações entre professores e alunos (dimensão humana). Considera-se que, com uma linguagem clara e sedutora, a LA apresenta uma escrita que busca se aproximar da pessoa, resgatando questões importantes ao cotidiano docente, que nem sempre são devidamente contempladas nas polí­ticas públicas ou na formação docente. Conclui-se que a LA, na forma de uma pedagogia da autoajuda, situa-se entre dois modelos de formação, pois não se fixa numa formação mais clássica pautada na moralidade, mas também não a ignora, assim como não dá total autonomia ao professor e nem o deixa de mãos vazias. Nesse sentido, embora ela não opere no âmbito de uma consciência de grupo profissional, ela oferece contribuições ao âmbito individual que não devem ser ignoradas, mas sim compreendidas à luz os desafios e do contexto que hoje vivenciamos. Palavras-chave:

Biografía del autor/a

Rebeca Possobom Arnosti, Instituto de Biociências - Universidade Estadua Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia; Mestre em Educação, com ênfase em Formação de Professores e Trabalho Docente. Departamento de Educação - UNESP/RC

Samuel de Souza Neto, Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Coordenador do Programa de Pós em Ciências da Motricidade (CAPES-6), UNESP/RC (gestão 2013-2017), Coordenador do Grupo de Pesquisa NEPEF: FPCT (2002), Co-Coordenador do Grupo de Pesquisa DOFPPEN (2008) e Coordenador do Centro de Pesquisa CRIFPE-BRASIL, Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et profission ensignante (2016). Professor Adjunto II (UNESP/IB/Depto de Educação/2013), com graduação em Educação Fí­sica e Pedagogia (PIME) e Letras (UNESP/Assis) fez Mestrado em Educação (UFSCar/bolsa CAPES), Doutorado em Educação (FE-USP/bolsa CAPES), Livre Docencia em Educação Fí­sica (UNESP/RC), Pós-doutorado no CRIFPE (Université de Montréal/bolsa CAPES/Estágio Senior/2011-2012) e Estágio de Pesquisa no CRIFPE (Université de Montréal/2015). Entre outras atividades é Professor do Programa de Pós em Educação (CAPES-4) - UNESP/RC; Pesquisador Associado Internacional - CRIFPE/Montréal (2013), Pesquisador CNPq/1D (2013), Membre Externi Scuola Abba ? Roma (2004), Pesquisador da Rede RIAIFEF (2012), Pesquisador da Rede REAFES (2016) e Membro Titular da Comissão Permanente das Licenciaturas na UNESP/PROGRAD (2016-2018).

Larissa Cerignoni Benites, CEFID- Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Doutora em Ciências da Motricidade, Mestre em Ciências da Motricidade e Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Rio Claro. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase na formação de professores. Atualmente é Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC e credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade- UNESP/RC na área de concentração 'Pedagogia da Motricidade Humana; Linha de Pesquisa: Formação Profissional e Campo de Trabalho'.

Publicado

2019-09-09

Cómo citar

Arnosti, R. P., Souza Neto, S. de, & Benites, L. C. (2019). A socialização profissional do professor e a escola: em questão, a influência da literatura de autoajuda no trabalho docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 404–443. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2998

Número

Sección

Artigos