Estratégias de ensino aplicadas na Pós-Graduação em Contabilidade

Autores/as

  • Rayanne Silva Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia
  • Camilla Soueneta Nascimento Nganga Universidade de São Paulo -USP

Resumen

O objetivo deste estudo é identificar, na percepção docente, quais são as estratégias de ensino aplicadas nas aulas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade e qual a associação dessas estratégias com os objetivos pedagógicos propostos pela literatura. Utilizou-se uma pesquisa empí­rica analí­tica com caracterí­stica descritiva. A amostra foi composta por 48 docentes de pós-graduação dos programas stricto sensu no Brasil. Para a análise dos dados, utilizaram-se dois testes estatí­sticos: o teste não paramétrico Mann-Whitney e o teste de comparação múltipla de proporções. Como resultado, observou-se que os docentes utilizam com alto grau as estratégias de ensino aula expositiva, trabalho em grupo, discussões e debates; e os objetivos pedagógicos associados a essas estratégias referem-se à compreensão e à análise. Obteve-se também como resultado a existência de diferenças significativas entre os docentes de acordo com o tempo de experiência na docência e entre aqueles que realizaram algum curso especí­fico para esse fim. Palavras-chave: Estratégias de ensino. Objetivos pedagógicos. Pós-graduação.

Biografía del autor/a

Rayanne Silva Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis/ Universidade Federal de Uberlândia

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundaçao Getúlio Vargas; Mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP; Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Uberlândia.

Camilla Soueneta Nascimento Nganga, Universidade de São Paulo -USP

Doutoranda em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação da USP-SP

Publicado

2019-05-28

Cómo citar

Barbosa, R. S., Leal, E. A., & Nganga, C. S. N. (2019). Estratégias de ensino aplicadas na Pós-Graduação em Contabilidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 548–574. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2942

Número

Sección

Artigos