Estratégias de ensino aplicadas na Pós-Graduação em Contabilidade
Resumen
O objetivo deste estudo é identificar, na percepção docente, quais são as estratégias de ensino aplicadas nas aulas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade e qual a associação dessas estratégias com os objetivos pedagógicos propostos pela literatura. Utilizou-se uma pesquisa empírica analítica com característica descritiva. A amostra foi composta por 48 docentes de pós-graduação dos programas stricto sensu no Brasil. Para a análise dos dados, utilizaram-se dois testes estatísticos: o teste não paramétrico Mann-Whitney e o teste de comparação múltipla de proporções. Como resultado, observou-se que os docentes utilizam com alto grau as estratégias de ensino aula expositiva, trabalho em grupo, discussões e debates; e os objetivos pedagógicos associados a essas estratégias referem-se à compreensão e à análise. Obteve-se também como resultado a existência de diferenças significativas entre os docentes de acordo com o tempo de experiência na docência e entre aqueles que realizaram algum curso específico para esse fim. Palavras-chave: Estratégias de ensino. Objetivos pedagógicos. Pós-graduação.Descargas
Publicado
2019-05-28
Cómo citar
Barbosa, R. S., Leal, E. A., & Nganga, C. S. N. (2019). Estratégias de ensino aplicadas na Pós-Graduação em Contabilidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 548–574. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2942
Número
Sección
Artigos