"Imagina, eu me vi na televisão da minha sala!" A produção audiovisual e o empoderamento dos sujeitos do campo/"Imagine, I saw myself on the television in my living room!" Audiovisual production and the empowerment of the people in the rural areas
Resumen
Resumo A influência das mídias e dos meios de comunicação tem se tornado elementos centrais em discussões e reflexões em diversos âmbitos da esfera social. Tendo como referências o conceito de Educomunicação, Vídeo Participativo e os princípios defendidos por Paulo Freire para uma educação libertadora, o objetivo deste trabalho foi descrever o processo de empoderamento e emancipação de sujeitos do campo por meio da produção de vídeos educativos relacionados ao contexto social dos participantes. O trabalho foi desenvolvido com 22 educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) e o desenvolvimento das atividades aconteceu tanto na Universidade quanto nas comunidades dos participantes. Os dados foram construídos por meio da observação, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Treze vídeos foram produzidos com os recursos disponíveis (telefones celulares, computadores e câmeras fotográficas), a partir da participação ativa de todos os educandos. Os sujeitos trouxeram em suas produções a contextualização e discussão de assuntos ligados ao seu contexto social específico, mas que atingem a vida no campo de modo geral como o uso dos agrotóxicos e seus impactos, a disputa entre a agricultura convencional e a agricultura orgânica, os princípios da agroecologia e a sustentabilidade socioambiental. A emancipação aliada a novas descobertas por meio da utilização das tecnologias, bem como a ideia de desafios a serem superados e a tecnologia como direito de todos foram entendimentos demonstrados por eles nas reflexões sobre o processo vivenciado. Palavras-chave: Educação do Campo. Educomunicação. Sustentabilidade socioambiental. Vídeo Participativo. "Imagine, I saw myself on the television in my classroom!" Audiovisual production and the empowerment of the people in the rural areas Abstract The valuation of the image, the influence of media and mass media has become central elements in discussions and reflections in different areas of the social sphere. Taking as reference the concept of Educommunication, Participatory Video and the principles defended by Paulo Freire for a liberating education, the objective of this study was to describe the process of empowerment and emancipation of subjects from the rural areas through the production of educational videos related to the social context of the participants. The study was conducted with 22 students of the Bachelor's Degree in Rural Education and the development of the activities took place both at the University and in the communities of the participants. All data were constructed through observation, questionnaires and interviews. Thirteen videos were produced with the available resources (mobile phones, computers and cameras), from the active participation of all students. The subjects brought in their productions the contextualization and discussion of issues related to their specific social context but that affect life in a general way in the rural areas, such as the use of pesticides and their impact, the dispute between conventional farming and organic farming, the principles agroecology and environmental. The emancipation together with new discoveries through the use of technology and also the idea of challenges to be overcome and technology as a right of all, were understandings demonstrated by them in the reflections on the experienced process. Keywords: Educommunication. Environmental Sustainability. Participatory Video. Rural Education.Publicado
2018-04-24
Cómo citar
Lopes, E. A., & Bizerril, M. X. (2018). "Imagina, eu me vi na televisão da minha sala!" A produção audiovisual e o empoderamento dos sujeitos do campo/"Imagine, I saw myself on the television in my living room!" Audiovisual production and the empowerment of the people in the rural areas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 64–91. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2326
Número
Sección
Artigos