O envelhecimento pelo olhar de mulheres idosas no audiovisual

Autores/as

  • Marta Kawamura Gonçalves UFSCar
  • Aida Victoria Garcia Montrone UFSCar

Resumen

Resumo O aumento da longevidade humana no Brasil colocou em curso um processo de reformulação das formas de viver, perceber e gerir o envelhecimento. Uma parcela da população idosa, sobretudo a feminina, reconhece a chamada terceira idade como uma nova fase da vida, oportuna para cuidar de si e viver novas experiências. Um dos caminhos possí­veis para compreender tal processo de ressignificação da velhice é pesquisar junto a pessoas idosas que, coletivamente, procuram ler sua realidade, elaborar e pronunciar seus discursos. Este artigo apresenta reflexões referenciadas em Paulo Freire, Grácia Lopes Lima, Guita Grin Debert e Maria Cecí­lia Minayo, geradas no estudo de caso realizado com mulheres idosas participantes de uma oficina de ví­deo. Os dados foram coletados por meio de observação participante e anotações em diário de campo, com o objetivo de compreender a forma como as mulheres se apropriaram da comunicação audiovisual e que significados elas atribuí­ram à experiência. A pesquisa permitiu concluir que as mulheres, a partir de suas experiências pessoais, são fortemente motivadas a positivar a imagem da velhice e encorajar outras pessoas idosas a aproveitar bem esta fase da vida. Ficou evidente que vivências baseadas na produção coletiva de comunicação tendem a desencadear processos educativos diversos que fortalecem, individual e coletivamente, as pessoas envolvidas. Palavras-chave: Educomunicação. Envelhecimento. Mulheres. Ví­deo popular. Abstract The longevity increase of the Brazilian population is changing the perspective of ways of living, understanding and managing the aging process. Part of the elderly population, it particular women, acknowledge the "third age" as a new phase of life, when it is time to take care of themselves and live new experiences. One of the possible ways to research regarding this aging phase redefinition is by conducting workshops directly with them, as they collectively seek to read their own reality, understand and pronounce in their speeches. Some reflections generated in a case study conducted with elderly woman using a video workshop tool are presented in this article, based on Paulo Freire, Grácia Lopes Lima, Guita Grin Debert and Maria Cecilia Minayo. The data was collected through participant observation for understand how the participants have appropriated of the audiovisual communication and the respective meanings attributed to this experience. The research showed that women are strongly motivated to make a positive image of the aging process and they encourage other older people to make a good use of this time of life. It was evident that experiences based on the collective production of communication tend to result in various educational processes that strengthen the people involved from the individual and collective perspectives. Keywords: Educommunication. Aging. Women. Popular video.

Biografía del autor/a

Marta Kawamura Gonçalves, UFSCar

Bacharelado em Comunicação - Imagem e Som pelo Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Linha de pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos.

Aida Victoria Garcia Montrone, UFSCar

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino. Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação- PPGE, Linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos. Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2018-10-05

Cómo citar

Gonçalves, M. K., & Montrone, A. V. G. (2018). O envelhecimento pelo olhar de mulheres idosas no audiovisual. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(42), 85–103. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1949

Número

Sección

Artigos